nav-left cat-right
cat-right
Recent Comments
  • Elaine Maria Costa: Olá, Cida. Em relação aos resíduos que tem na caixa de cima,...
  • Elaine Maria Costa: Fabio, só tem problema em misturar se vc tiver intenção de c...
  • Alice Branco: Prezados, não está resultando a propagação de cenouras de...
  • Fábio: olá, eu comprei umas minhocas mas acho q elas não são califo...
  • Aparecida costa: Olá Elaine Li todos os comentários e resposta aprendi muito...
  • Cida Silva: Olá Elaine boa noite! Iniciei um projeto com minhocas, pode...
Random Articles
Superando o conceito de c... Segundo o relatório “Other Worlds are Possible – Human Progress in an Age of...
Cartilha sobre Orgânicos Cartilha Organicos Ziraldo View more documents from Elaine Costa. Tags:...
Perguntas Freqüentes sobr... Dizem que, quanto mais aprendemos, mais temos certeza que pouco sabemos. Nessa...
Boas Festas! Estou longe do blog esses dias mas não podia deixar de passar e deixar meus...

Novo ebook sobre compostagem doméstica

2015_mcm_ebook_compostagem_capaJá fazia um tempo que eu queria atualizar o ebook do Mais Com Menos sobre compostagem doméstica mas o tempo estava escasso. Agora dei um jeito na agenda e acabei de revisar o ebook. Ele está muito mais completo do que a primeira versão e pode ajudar qualquer pessoa a começar a compostar o lixo orgânico, além de complementar o conhecimento dos mais experientes no assunto.

Para fazer gratuitamente o download do ebook é só clicar no link abaixo. Para fins estatísticos você vai precisar informar o nome e email (os dados serão de uso exclusivo do Mais Com Menos).

>> Clique aqui para se cadastrar e fazer o download do ebook

Lembre-se de deixar a sua opinião sobre o material nos comentários, ok?

Tags: , ,

Cinco passos para fazer compostagem doméstica

minhocasFazer compostagem doméstica é um passo significativo para a sustentabilidade pessoal, já que evita desperdiçar um recurso perfeitamente reutilizável. Adotar essa prática é muito importante pois as estatísticas mostram que 30% a 40% de todos os alimentos produzidos no Brasil são perdidos entre a colheita, armazenamento, transporte e consumo. Ou seja, 30% a 40% de todos  os recursos usados na produção (água, adubos, trabalho) não trazem benefício direto algum. Assim, ao fazer a compostagem dos nossos resíduos, ajudamos a reduzir esse número e a quebrar o círculo vicioso do desperdício.

Por essa razão, escrevo aqui alguns passos simples e eficazes que ajudam na adoção dessa prática.

1. Avalie o fluxo dos resíduos – para que a vontade se torne hábito é essencial planejar onde será colocado o minhocário e como os resíduos chegarão até ele. Se tiver pouco espaço, como em apartamentos, uma boa opção é colocar o minhocário na área de serviço. Como esta costuma ficar ao lado da cozinha, vai facilitar o trabalho. Mas se só tem espaço, por exemplo, na varanda e esta ficar um pouco distante da cozinha, avalie adotar um lixo de pia só para os restos de alimentos. Assim você não vai cair na tentação de jogar no lixo comum só porque precisa atravessar a sala toda vez que tiver resíduos. Isso vale para aqueles que moram em casas e cujos minhocários ficam mais distantes. De qualquer forma, o lixo de pia realmente funciona.

2. Verifique a quantidade – antes de comprar ou montar o se minhocário é altamente recomendado que faça um levantamento  sobre a quantidade de resíduos que gera na sua casa. A forma mais simples de avaliar é adotando um lixo de pia, ou outro compartimento com tampa, e verificando quanto tempo leva para enche-lo. Por exemplo, se o seu lixo é de 1,5 litros e levou 3 dia para encher, então sua média de geração para um ciclo de 45 dias será 1,5/3*45 = 22,5 litros. Ou seja, você vai precisar de duas caixas de 22,5 litros ou mais, além de outra que encaixe no conjunto. Para saber como fazer o seu minhocário, clique aqui.

3. Escolha bem o lugar – as minhocas são animais que regulam sua temperatura interna através do ambiente. Assim, quando o tempo está frio, elas ficam mais lentas e pouco produtivas. Já quando está quente, elas ficam mais ativas e produzem mais. Mas se o calor estiver excessivo, elas fogem. Por isso, o lugar o minhocário precisa ser protegido de chuvas diretas, raios solares e ventos. Isso faz com que elas apresentem um melhor desempenho médio. Para saber mais sobre isso, clique aqui e aqui.

4. Prepare-se para começar – além das caixas, das minhocas e dos resíduos, um item é fundamental para evitar problemas com cheiros e moscas: a serragem ou folhas secas. Assim, se tiver como recolher folhas secas para usar, ótimo. Isso é o que temos feito agora, já que temos muitas árvores onde moramos. Mas se não tiver folhas secas à disposição, procure uma serralheria próximo da sua casa. Em geral eles doam essa serragem ou cobram um preço irrisório. Só precisa levar um saco.

5. Não tenha pressa – ao montar ou comprar seu minhocário, a quantidade de minhocas costuma estar em 1/5 do total para o tamanho da caixa. Isso é o ideal para que elas se adaptem ao ambiente. Assim, a princípio, não será possível depositar todo o conteúdo que você produz de resíduos. Nessa fase, só encha as caixas até a metade e deixe compostar pelo prazo indicado (30 a 45 dias). Somente após esse tempo podemos encher as caixas totalmente.

Por fim, lembre-se que compostagem não é uma ciência exata. Muitos são os fatores que influenciam a produção e o que acontece com o meu minhocário pode ser diferente do que acontece com o seu. É preciso respeitar e entender o local em que estamos, além do tempo da natureza. Com alguma prática você vai saber o que funciona e o que não funciona para as suas minhocas.

Se mais dúvidas sobre o manejo do minhocário, confira o nosso Perguntas Frequentes sobre Compostagem Doméstica.

Tags: , , , , , , , ,

Cuidados com o minhocário durante as chuvas

Captura de tela 2010-11-02 às 13.12.36As chuvas são muito necessárias sempre. Isso não pode ser negado. Mas quando não sabemos lidar com elas, surgem diversos problemas.

Com o minhocário não é diferente. Pode até parecer inofensivo o excesso de umidade na composteira, mas logo é possível perceber uma grande fuga de minhocas e um cheiro desagradável. As minhocas precisam de ar tanto quando nós. Se o composto estiver muito úmido, é como se fosse uma lama e elas não conseguem respirar. Além disso, o excesso de água atrapalha a compostagem e provoca o apodrecimento mesmo dos alimentos, deixando um cheiro característico.

Assim, nessa época, observe o local onde o seu minhocário está para que ele não receba muita água. Se não tiver um local coberto, providencie uma lona a ser colocada sobre as caixas, mas sem impedir a passagem de ar. O ideal é fazer uma tenda sobre ela, com espaço entre a tampa e a lona.

Caso a umidade já esteja excessiva, aumente a quantidade de serragem ou folhas totalmente secas e pare de colocar resíduos por um tempo. Se possível, deixe a caixa aberta quanto o tempo estiver quente (mas sem sol direto). Essas medidas ajudam a recuperar o composto mesmo muito úmido.

Por último, é preciso paciência. Estamos com um excesso de frio este ano, o que reduz a velocidade com que as minhocas fazem seu trabalho. O jeito é fazer a nossa parte e cuidar para que o ambiente das caixas esteja o melhor possível.

Tags: , , , , , , ,

Assuma a responsabilidade

businnes plan

Num mundo onde várias empresas ainda são compostas por mais chefes do que líderes, é inevitável que muitas pessoas percebam o trabalho como um meio de “ganhar a vida”, um mal necessário. Essa percepção cria, sem sombra de dúvidas, a expectativa de que vida só existe fora do trabalho. E, assim, embora dediquemos uma grande parte do tempo a ele, vivemos o dia-a-dia apenas como uma obrigação para financiar o “lá fora”.

Isso não é bom pois, ao fazermos algo que não apreciamos, o stress se torna inevitável.  Quando nossos objetivos em relação ao trabalho são apenas financeiros, corremos o risco de nos focar nas tarefas relacionadas à nossa rotina. Assim, perdemos a oportunidade de desenvolver a visão do todo em que a organização está inserida. E quando mudanças ocorrem – e elas sempre ocorrem – ficamos surpresos e sem reação. Não estávamos preparados para elas, o que torna a dor da mudança inevitável.

Mas como dizem por aí, a dor faz parte da vida. Já o sofrimento, é opcional. Estar preparado para as mudanças significa entender que nossa a vida e a nossa carreira, nos pertence. Esperar que os outros – chefe, empresa, família – assumam a responsabilidade por ela é um erro.

Por essa razão, precisamos ter nossos objetivos bem definidos, por escrito, com prazo e ações determinadas. Também precisamos olhar para o mercado, acompanhar o que está acontecendo e fazer os ajustes necessários em nossos planos.

As pessoas de sucesso sempre sabem onde querem chegar. Elas praticam o autoconhecimento, estão cientes de suas forças e fraquezas pessoais e as usam como aliadas. Também sabem claramente qual é sua missão, determinam seus objetivos e trabalham firmemente para alcançá-los.

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito” – Aristóteles

Quais hábitos você tem estabelecido na sua vida? Quais hábitos quer manter? Quais hábitos precisa eliminar para ser quem você quer ser? Você pode mudar a sua vida! Só precisa começar… e um processo de Coaching pode ajudar. Para saber mais clique aqui.

A imagem é cortesia é KROMKRATHOG no Freedigitalphotos.net

Tags: , , , , , ,
Página 1 de 6112345Próxima102030PróximaUltima »
2015_mcm_ebook_compostagem_capa

Cadastre-se e ganhe!!!

 

Cadastre-se para receber nossas atualizações e ganhe o novo ebook "Como fazer compostagem doméstica".

You have Successfully Subscribed!