Olá, tudo bem? Quero te contar sobre a minha própria trajetória para conquistar o estilo de vida dos meus sonhos: uma vida mais simples, conectada e significativa.

Minha jornada começou em 2008, no mesmo ano em que o Valter e eu nos casamos. Nossa preocupação com as  questões ambientais não era nova e, juntos, começamos separando o nosso lixo reciclável e os levando quinzenalmente até uma cooperativa de reciclagem em Embu das Artes, pois na época coleta seletiva era um luxo.

Mas em pouco tempo, apenas separar o lixo reciclável não era suficiente. Queríamos fazer mais. E os resíduos orgânicos, cujo caminho normal era o lixo, começaram a me incomodar.

O fato é que os valores consumistas impostos por nossa sociedade já me incomodavam a muito tempo. Acredito que, antes de sermos consumidores, somos humanos. Temos necessidades que só serão supridas através de uma evolução consciente, e não por qualquer produto ou serviço. Por isso, o desejo de construir um estilo de vida mais simples e significativo ficava cada vez mais forte.

Foi nessa busca que conheci a Morada da Floresta e os queridos Cláudio e Ana Paula. Eles estavam apenas começando com o projeto de permacultura urbana. E eu tive o privilégio de acompanhar sua jornada até o sucesso que têm hoje.

E foi com eles que descobri o minhocário em caixas. A possibilidade de reduzir um pouco do nosso impacto ambiental, e de transformar o que antes seria lixo em adubo. E sem precisar de um grande terreno ou de um espaço com terra.

Mas não só isso. Vi na permacultura a possibilidade de criar uma vida mais natural e significativa. Fiz a formação do IPEMA em design em permacultura e passei a adotar muitas de suas práticas, muitas compartilhadas no meu outro site, o maiscommenos.net.

Então veio o ano de 2013, e com ele dois eventos que modificaram completamente as nossas vidas.

Primeiro, encontramos o nosso lugar, a nossa pequena chácara com espaço para praticar tudo aquilo que acreditamos sobre permacultura e sustentabilidade pessoal.

Segundo, já não seríamos só nós dois. Isso mudou tudo.

Comecei a pensar como seria quando ela nascesse. Sabia que o “normal” para um mulher que trabalha fora seria buscar uma creche, escola ou um acompanhante e se conformar com seu filho crescendo criado por outras pessoas.

Mas não queria que as coisas fossem assim.

Desejava ter tempo para ver milha filha crescer, ao mesmo tempo que desejada trabalhar com o que amo e viver de forma mais simples e significativa.

Captura-de-Tela-2016-12-01-às-22.48.44

Nesse momento percebi que teria uma escolha muito difícil para fazer.

Uma escolha difícil, que jamais poderia ser feita sem que me aprofundasse em mim mesma, sem que compreendesse quem sou, meu reais valores e como quero ser lembrada pelas pessoas que amo. Sem que encontrasse clareza sobre o que era realmente importante para a minha vida.

E hoje tenho o que é mais importante: um estilo de viver que me permite INTEGRAR trabalho e vida.

E se você está em busca disso para a sua vida, eu posso te ajudar. Clique aqui para saber como.

Mais sobre mim

Elaine Maria Costa é Especialista em Administração Industrial, Coach Executiva e de Negócios, Educadora Financeira, Administradora, escritora, blogueira a quase 10 anos na área de vida simples, com 18 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de gestão de pessoas e processos.

É moradora da cidade de Embu das Artes – SP, faz compostagem doméstica desde 2009 e colhe lindas abóboras todos os anos!

Para se conectar comigo no LinkedIn, clique aqui.

Para curtir a minha página no Facebook, clique aqui.