img

O que pode e o que não pode colocar no minhocário

Muitos leitores ainda têm dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser usado na compostagem doméstica. Para esclarecer essas dúvidas, relaciono abaixo os principais tipos de resíduos que podem e que não podem ser usados.

Restos de alimentos

Resíduos de alimentos como restos de verduras, cascas e talos são uma excelente fonte de nitrogênio. Quase todos esses tipos de resíduos podem ser usados na composteira, com exceção apenas para cascas de limão, excesso de frutas frutas cítricas (laranja, tangerina, abacaxi), além de cascas e restos de cebola e alho. A razão é que esses resíduos modificam o PH do minhocário e prejudicam tanto as minhocas quanto a qualidade do composto.

Esterco

Um dos resíduos mais básicos usados na compostagem é o esterco de animais. Depois de curtidos, esses resíduos são de excelente qualidade para usar na compostagem. Mas, enquanto o esterco de bovinos, suínos, galináceos e outros são ótimos, as fezes de animais domésticos não devem ser usados.

Agora você pode estar se perguntando: mas não é tudo esterco? A resposta é: depende. Diferentemente dos animais ditos “do campo”, os animais domésticos recebem uma alimentação mais semelhante à humana. A quantidade de patógenos existentes nas fezes desses animais é muito grande, além de serem resistentes às condições ambientais. Apesar de ser possível compostar esses resíduos, o processo deve ser diferente da compostagem realizada pelo minhocário. Em breve falarei mais sobre o assunto.

Podas, grama e folhas

Outros resíduos que podem ser usados são restos de poda de árvores e grama, além de folhas. Nesse caso, os materiais podem ser usados frescos ou secos. O que diferencia esse uso é a busca pelo equilíbrio da relação Carbono / Nitrogênio.

Todos os resíduos frescos possuem alta concentração de nitrogênio. Por isso, o equilíbrio ideal para a compostagem é usar 70% de resíduos ricos em carbono e apenas 30% de resíduos ricos em nitrogênio. O uso de materiais secos como serragem ou folhas, além de evitar o aparecimento de animais indesejados, ajuda nesse equilíbrio.

Assim, no caso dos restos de poda, cortes de grama e folhas, pode ser interessante ter um compartimento onde esses resíduos possam secar antes de serem usados. Isso é bom também no aspecto custo pois, caso não tenhamos onde conseguir serragem de graça, os restos secos são ótimos substitutos.

Alimentos processados

Os alimentos processados (cozidos ou assados) podem ser usados para compostagem, desde que em pequenas quantidades. Um dos motivos dessa restrição é evitar o acúmulo de sal, condimentos e conservantes químicos no minhocário, que fazem mal às minhocas.

Outra razão é que alimentos cozidos são muito atrativos para animais, domésticos ou não, o que pode resultar em surpresas desagradáveis. Assim, o ideal é misturar esse tipo de resíduos em pequenas quantidades, cobrindo muito bem com serragem.

Carnes, gorduras e laticínios

Não devem ser colocados para compostagem. Além de apresentarem uma decomposição extremamente lenta, a possibilidade de atrair animais indesejáveis é muito grande.

Borra de café

Além de ser uma excelente complementação nutricional para as minhocas, a borra de café também inibe o aparecimento de formigas. Basta espalhar a borra por cima dos resíduos antes de colocar o material seco. Se usar filtro de papel, basta coloca-lo junto com a serragem para que também seja compostado.

Esta é a relação geral dos resíduos que podem ou não ser usados no minhocário. Caso você tenha dúvidas sobre outros resíduos, use o campo de comentários abaixo para esclarecê-las.

  • luiz

    comecei uma cmposteira a pouco tempo mas consigo gerar grande quantidade de restos de alimentos tem algum problema se a composteira encher muito rapido

  • Marcos Fernandes

    Olá… Tenho uma dúvida. Tenho muitos pássaros em casa, e sobra muita casca de sementes… Posso colocar esse material no michocario?

  • Tiago da Gama Alvarenga

    Acabei de iniciar minha composteira. Em dois dias tenho observado que as minhocas tentam sair, mesmo, aparentemente, tendo realizado tudo corretamente. Coloquei cascas de batata, cenoura e borra de café. Qual poderia ser a problemática? Tenho um composteira pequena (15L), posso colocar matéria orgânica diariamente?

  • Túlio Penna

    Oi, Elaine, tudo bom? E se a água usada para fazer o café já está com açúcar quando passa pelo coador, ainda assim a borra pode ser usada? Ou vou ter que mudar a maneira de preparar o café? Grato,

    • Tulio, o problema do açúcar é a acidez que causa no composto. Se for uma vez ou outra, tudo bem. Mas como geralmente fazemos café todos os dias, seria melhor usar apenas o pó.

  • Claudia Bastos

    Oi Elaine, boa noite!
    Lendo sua matéria percebi que fiz muitas coisas erradas. Hoje vi que minhas minhocas estavam todas na tampa, desesperadas para sair 🙁
    Nesses últimos dias coloquei cascas de laranja e de cebola e alho, e ainda muitas cascas de ovo sem secá-las por 3 dias, como vc recomendou. Meu marido tem colocado água, por achar q as minhocas gostam de humidade. Lendo vc me dei conta desses erros :-((
    Queria saber se tem como reverter isso sem ter que esvaziar as composteiras.
    Obrigada.

    • Olá Claudia! A acidez e a umidade são grandes problemas para o minhocário. A acidez vem dos alimentos cozidos ou já ácidos, como as cascas de laranja ou cebola. E a umidade pode vir dos alimentos e do tempo, o que aumenta a necessidade de acompanhamento. O que vc pode fazer para tentar equilibrar o composto é colocar mais materiais secos como serragem ou folhas. Vai precisar misturar com cuidado mais a aeração do composto costuma resolver a maior parte dos problemas.

      Observe também o tamanho das caixas. Acho sempre melhor ter uma caixa maior do que a necessidade pois isso garante mais espaço para distribuir a umidade.

      Espero ter ajudado! Grande abraço!

      • Claudia Bastos

        Super obrigada, Elaine, vc é mega gentil e generosa!!!
        Vou seguir a risca seus conselhos… Depois mando um feedback.
        Bjoossss

  • Valter pedro

    Obrigado, Eliane, pelo retorno!
    Meu drama agora tem sido larvas. Bigatos monstruosos. Tenho certeza que não foi por carne na composteira, então estou culpando grande umidade e por ter ficado descoberta. Alguma dica para lidar com essas hóspedes?

    • Vc pode colocar terra na composteira, mas saiba que vai ficar um bom tempo sem poder tirar o composto. Se tiver onde enterrar, é melhor. Vai te dar menos dor de cabeça.

  • Humberto

    Olá Elaine; Gostaria de saber se posso colocar palha de arroz na composteira?

    • Pode, sempre mantendo a relação de 2 partes secas para 1 úmida, ou um pouco mais caso precise corrigir o excesso de umidade da composteira.

  • Paulo

    Posso colocar cal Virgem na composteira ?? A caixa do meio esta muito fedida e com larvas brancas e muito líquido. Acho até que as minhocas podem ter morrido.

    • Elaine Maria Costa

      Não, mas vc pode aumentar os materiais secos para controlar a umidade, que deve ser a causadora dos odores. Tb pode colocar terra por cima. Isso costuma resolver.

    • Vc deve estar com problemas de umidade. Aumente os materiais secos, misturando ao composto. Nunca usei o cal, mas vc pode tentar em pequenas quantidades. Principalmente se coloca muitos alimentos processados, que aumentam o ph do composto.

  • Valter pedro

    Tenho evitado em minha composteira fhas de salsinha, salsão ou coentro, com medo que sejam prejudiciais às minhocas, mas tenho dúvidas se devo mesmo evitá-los ou se não há problemas em utiliza-los.

    • Vc pode usar sem problemas. O que não pode são cascas de frutas cítricas, de cebola e alho. O único cuidado é com a umidade. Elas costumam soltar bastante água.

  • André

    Abacate pode ser colocado no minhocário?
    às vezes chega a estragar por ter muita quantidade na chácara e eu gostaria de saber se posso colocar e quais partes dele são mais apropriadas.
    Obrigado!

  • Renato

    Boa tarde.
    Quando eu coloco frutas, mesmo cobertas com folhas secas elas criam fungos, posso deixar essas frutas com fungos no minhocario?
    Obrigado

  • IEDA

    Já por 2vezes minhas minhoca morreram nso sei porque mas coloquei casca de cebola e alho será por isso????

  • Marcos

    No caso de esterco de coelho, deixar secar no sol um mês antes correto? Em primeiro lugar colocar no balde ou caixote para fazer o minhocario palha ou capim seco, certo?

  • Ana Paula

    Olha fiz uma composteira usando galão de água mineral.Nao tenho serragem, nem muita folhas secas. o que faço?pode colocar terra? ou humus?

    • Milza

      Ana Paula, tente usar caixas de ovos picadas, papelão ou guardanapos. São uma alternativa para equilibrar a umidade, caso não tenha folhas secas. Se quiser colocar um pouco de terra em cima é bom, pois evita o aparecimento de outros bichos…

  • Luiz Carlos

    Olá!
    Posso colocar Folhas secas de manga?

    • Milza

      Segundo minha experiência, qualquer folha de árvore pode. Costumo misturar diferentes tipos, pois li que assim enriqueço o húmus.

  • weder carlos silva moreira

    bom dia

    eu bastante serragem aqui no meu quintal eu uso junto com a compostagem para as minhocas devagar la vai dando cero e correto esse processo que estou usando

  • Italo Calvino

    Olá Elaine, obrigado pelo artigo.

    Pimentão no minhocário pode?

  • Leandro Souza

    Boa tarde! Parabéns pelo site!

    Podemos utilizar casca de ovos no minhocário?

    Posso utilizar folhas secas de “capim santo” no lugar de serragem?

    Desde já, agradeço.

    • Milza

      Casca de ovo, deixe secar por dois dias, antes de colocar.
      Capim Santo pode sim, desde que misturado à outras folhas secas. Quanto mais variada a mistura, melhor.

  • janaina

    a erva mate do chimarrão, tambem pode ser colocada no minhocario?

    • Elaine Maria Costa

      Pode sim. É como o café.

      Abraços//

  • filipi

    bom queria saber se eu posso colocar papel higiênico como o material seco?????obg

    • Elaine Maria Costa

      Filipi,

      Não misture os restos de alimentos com o papel higiênico. Isso pode gerar um chorume contaminado por organismos patogênicos. Pesquise sobre banheiro seco para ver uma alternativa ao caso.

      Abraços//

  • Cardoso

    Gostaria de informações sobre borra de cafe nas caixas das minhocas, o mesmo deve ser sem açucar? Ou pode usar o coador de papel com borra do café passado com açucar?

    • Elaine Maria Costa

      Cardoso,

      O ideal é usar sem açúcar para evitar formigas, mas se for uma vez ao dia vc pode cobrir bem com serragem ou folhas. É a mesma regra para os alimentos cozidos: pode, desde que em pequenas quantidades.

      Abraços//

  • Rachel Queiroz

    Oi Elaine!
    Estou devorando seu blog, pois quero montar um minhocário há algum tempo.
    Minha primeira dúvida (sobre o modelo com gaveteiro) é se existem uma “vedação” correta, de modo que evite a fuga das minhocas e o acesso aos animais (insetos) indesejados?
    Outra questão é sobre o volume de restos, devo alternar as caixas quando a primeira estiver cheia, correto? Mas isso não quer dizer que a segunda já estará pronta para utilizar como humus, né? Como faço então?
    Te agradeço muito pela maravilha de blog!
    Grande abraço,

    Rachel

    • Elaine Maria Costa

      Rachel,

      A escolha das caixas a usar é fundamental. Elas precisam fechar bem sem impedir totalmente a passagem de ar. Por isso as caixas da marfinite são ideais.

      Sobre a alternância, o jeito é buscar dimensionar as caixas para o seu consumo. Consulte nossas perguntas freqüentes, item 18, para saber mais.

      Abraços//

  • Oi Elisa tudo bem,eu montei um minhocario de ovenaria, eu quero saber se devo furar o cimento no fundo para escorrer à água, posso colocar lixo organico e esterco de vaga junto, o minhocario tem: um metro e meio de largura por um metro e meio de comprimento e trinta centimetros de altura, qual a quantidade de terra de lixo organico de esterco e de folha seca, você pode me passa estas quantidade de materiais para o minhocario. Que Deus-lhe abençõe.

    • Elaine Maria Costa

      Cleibson,

      Não precisa usar terra, apenas o esterco e os restos de alimento. As folhas, sempre use para cobrir totalmente os resíduos que acabou de colocar. Isso regula a umidade e evita o aparecimento de moscas.

      Abraços//

  • Stênio Falcão

    Dicas super úteis. Tentei utilizar o composto orgânico preparado, algumas fugiram e muitas morreram dentro da caixa. Substituí por esterco curtido e elas estão se dendo bem. Mas tenho a dúvida se posso colocar os restos de alimentos para compostar junto com o esterco curtido: isso pode aquecer muito e matar as minhocas?

    • Elaine Maria Costa

      Stênio,

      Depois de curtido o esterco não aumenta tanto a temperatura. Esterco com restos de alimentos vai gerar um composto de excelente qualidade.

      Abraços//

  • Fala-se em se colocar guardanapos de papel, toalha de papel para compostagem, é pode ou não colocar papel higiênco também na compostagem doméstica?

    Atenciosamente,

    • Elaine Costa

      Wilson,

      O papel higiênico pode sim ser compostado, mas de forma diferente. O minhocário de pequeno porte só deve ser usado para restos de alimentos. Para compostar fezes, o ideal é adotar o processo do banheiro seco. O papel em si some em pouco tempo mas as fezes precisam de pelo menos 6 meses. Essa compostagem também tem chorume, mas é mais perigoso de ser maniseado por poder conter ainda parasitas e outros bichos. Sugiro que pesquise sobre banheiro seco e avalie a possibilidade de adotá-lo. Tem informação sobre o assunto no site do IPEMA.

      Abraços//

  • Raul Imhof Júnior

    Fiz um minhocário caseiro com caixas plasticas e no começo foi tudo muito bem agora começou a aparecer larvas junto com as minhocas, gostaria de saber o que fazer.
    obrigado

    • Elaine Costa

      Raul,

      Essas larvas costumam aparecer quando colocamos muitos alimentos cozidos, mas a umidade tb pode ser a razão. A solução é cobrir a caixa com terra para abafar os bichos. Depois de uma semana, revire todo o conteúdo da caixa e coloque mais serragem. Isso resolve a situação e não prejudica as minhocas.

      Sugiro apenas que procure equilibrar os resíduos cozidos com os crus e sempre use serragem para manter uma boa drenagem.

      Abraços//

  • Fiquei admirado com as informações que são postadas nesse site, tenho um blog chamado mandallaterezinha, onde postamos fotos, entre outras coisas relacionada ao nosso projeto.
    É um projeto composto por alunos de uma escola estadual, queria saber se você nos autoriza a postar essas informações também no nosso blog.
    Claro que iremos postar também de onde tiramos a informação, completando com a divulgação do seu site nos GADJAT do blog.

    Espero sinceramente que aceite.

    Sem mais,

    Alisson C. Silva

  • Elisa

    Muito bom o artigo.
    Abraço,
    Elisa

  • Pingback: Tweets that mention O que pode e o que não pode colocar no minhocário | Mais Com Menos: vida simples e prosperidade sustentável -- Topsy.com()

It is main inner container footer text