Minhocas

Segundo pesquisa da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a média de produção diária de resíduos urbanos em 2015 foi de 218.874 t/dia, o que representou um aumento de 1,7% em relação à média de 2014. Em média, isso representa uma geração diária por habitante de 1,062 kg, ou seja, mais de 1 kg de resíduos sólidos por dia, sendo cerca de 60% de resíduos orgânicos.

Para se ter uma ideia, numa cidade de 50 mil habitantes são cerca de 223 toneladas de resíduos orgânicos por semana, os quais poderiam ser transformados em adubo e reutilizados na própria cidade.

E é por isso que adotar a compostagem doméstica é uma importante iniciativa individual na redução da nossa “pegada ecológica”. Não só pelo benefício imediato de evitar a destinação inadequada dos resíduos, como também pelo crescimento da consciência ambiental que surge espontaneamente a partir da adoção dessa prática. Quem a adota deixa de ver o lixo como lixo, mas sim como um importante insumo para um novo processo.

A Oficina de Compostagem Doméstica disseminar a prática da compostagem de forma simples e prática, sendo abordados os seguintes tópicos:

  • Nosso lixo e reciclagem
  • Falando sobre compostagem e vermicompostagem (minhocultura)
  • Como fazer um minhocário
  • O que pode e o que não pode
  • Como usar o húmus de minhoca – aplicação e medidas

O que você recebe:

  • 1 oficina presencial com duração de 60 minutos

E você ainda recebe:

Meu Manual de Compostagem Doméstica (pdf)

Durante os trabalhos é feita a montagem de um minhocário, com a oportunidade de esclarecimento das principais dúvidas sobre manejo.

Entre em contato através do e-mail elaine@maiscommenos.net e solicita sua proposta.