Como anda o nosso minhocário

No feriado aproveitei a soneca da princesinha e fiz um vídeo para mostrar como anda o nosso minhocário. Hoje estamos apenas com um conjunto do tamanho grande pois tivemos muitos problemas com as outras caixas em razão da umidade aqui do local.

Como sempre digo, compostagem depende de muitos fatores e podemos ter problemas diferentes dos seus. Mas é sempre muito bom compartilhar a sua experiência para incentivar outras pessoas a começar. Por isso, convido você a contar nos comentários como está o seu minhocário. Quem sabe, fazer um vídeo e postar no facebook, colocando o link aqui.

Gostou do vídeo? Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo que respondo assim que puder.

About The Author

Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • Barbara Costa

    Elaine, bom dia! Tenho minha composteira também na varanda, protegida do sol, porém, fiz mudança recente do balde para saco de ráfia. Notei secura no composto e, como encontrei algumas minhocas no chão, estou achando que estão fugindo do saco por causa disso. RJ, é muito quente e onde moro, vai além – é abafado, aí, me deram essa sugestão do saco. Tô preocupada, com o verão chegando, já que ano passado, perdi quase todas minhocas, no balde nesse período. Estou umidificando quase que diariamente o saco, porém, tô preocupada com a compactação. O que vc me diz, à respeito? Obrigada, pela resposta.

  • JADIR DA SILVA TRAJANO

    Boa tarde
    comprei uma composteira doméstica e tenho algumas dúvidas :
    Para acelerar o processo eu triturei no liquidificador os restos de alimentos que guardei na geladeira e para isto tive que acrescentar um pouco de água até (pouco mais de meio copo americano) em cada jarra de liquidificador cheio de restos de cascas.
    As casca de ovos eu lavei coloquei no forno , triturei até virar pó e misturei num pouco de terra adubada e coloquei na composteira .
    O resto do Pó de café usado pode ser colocado direto na composteira ???
    Será que fiz besteiras ???
    Obrigado
    Jadir

    • Joao Expedito

      Ola Jader, o pó de café é ótimo para minhocário, é claro que não em excesso. Não coloque restos com sal, fezes de animais domesticos e humana, gordura, qualquer coisas com muito odor para nao repelir as minhocas. Procure na internet e encontrará manual de como proceder com sua composteira. Não desanime é importante que aprenda a praticar compostagem domestica e depois disseminar a prática. Parabens…

  • Valdete Terleschi

    Ola, Elaine Maria Costa boa tarde, gostei muito do vídeo, porém, gostaria que vc me desse mais detalhes, por exemplo:
    Onde comprar as caixas para fazer essa compostagem?
    Se as caixas tem que ter total vedação para impedir a proliferação de larvas?
    Quais itens (todos) os que se podem colocar na caixa?
    Se você adiciona algum produto químico para impedir o mau cheiro nesses resíduos compostando?
    Quais dessas caixas aí que podem ser usados quando e de forma?
    Qual quantidade p/m²?
    VALDETE TERLESCHI, Comerciante e residente em Barueri – SP
    Maior objetivo ir morar numa chácara em Ibiuna – SP com o mesmo objetivo seu:
    Maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • Olá!
    Adorei o site, estou lendo todas as postagens!
    Acabei de montar minha composteira usando baldes de 15kg de Tecryl (muito bem lavados, rs) e estou buscando mais e mais informações. Peguei minhocas da terra do meu próprio quintal, pois ainda não encontrei minhoculturas próximas de onde moro. Como a terra está bem rica em outros “bichinhos” além das minhocas, acredito que o processo não será (muito) prejudicado por não ter as minhocas vermelhas californianas, mas gostaria de ter outras opiniões!
    Parabéns e muito obrigada pelo trabalho lindo de conscientização <3