Muitas pessoas, quando começam a pesquisar sobre compostagem, encontram sites ensinado a fazer compostagem com minhocas e, por isso, acreditam que só é possível reciclar seus resíduos com o uso delas. Então quero trazer luz sobre esse assunto ensinando outra forma de fazer compostagem, já que a morte de minhocas é um problema que a grande maioria dos amigos compostadores enfrentam.

>>> O TAMANHO DA COMPOSTEIRA COMEÇA NA SUA COZINHA: CONFIRA!!

Qual a diferença entre a compostagem com e sem minhocas?

A compostagem de resíduos orgânicos é um processo de decomposição realizada por microorganismos, onde ocorre a oxidação e oxigenação da matéria orgânica, podendo variar de uns poucos dias para várias semanas, de acordo com as condições ambientais.

Só então pode ser usado como adubo ou direcionado para a vermicompostagem, ou a compostagem com o uso de minhocas.

O objetivo da vermicompostagem, ou compostagem com minhocas, é enriquecer o composto com hormônios e outras substâncias de crescimento que ajudam a fornecer às plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças. Assim, os dois processos se completam, mas podem ser feitos de forma independente (leia mais sobre o assunto no meu guia sobre o assunto).

Por isso quero apresentar um modelo básico de composteira para você começar a compostagem sem a necessidade de minhocas.

Faça compostagem sem minhocas

Você vai precisar de:

  • Dois baldes escuros e com tampa, com volume para 45 dias dos seus resíduos cada (para revezamento)
  • Duas torneiras de bebedouro com vedação
  • Tela metálica fina
  • Tijolos, pedriscos ou pedras de argila expandida (ideal por serem mais leves)
  • Furadeira e brocas (ou outra técnica para fazer furos em plástico)
  • Pedaço de madeira da altura do balde
  • Jornal sem cor, serragem ou folhas secas
  • Restos de alimentos permitidos

Montagem:

compostagem_sem_minhocas
Imagem do guia Como fazer compostagem doméstica
  1. Fure os baldes 2 cm do fundo e fixe as torneiras
  2. Faça alguns furos nas tampas dos baldes e nas laterais superiores
  3. Coloque pedaços de tijolo, pedriscos ou argila expandida cobrindo o furo da torneira
  4. Corte dois pedaços da tela metálica nas dimensões do balde e de forma circular. Fixe a tela no fundo sobre os pedriscos.
  5. Cubra a tela com serragem e deposite os resíduos. Cubra-os totalmente com serragem ou folhas secas. A proporção deve ser 2 partes secas para 1 parte de resíduos.
  6. Use o primeiro balde até o topo e depois deixe compostar por 30-45 dias. Revire os resíduos semanalmente com o auxílio do pedaço de madeira. Você pode também adotar uma colher de pau grande para a tarefa.

Após 30-45 o composto deverá estar pronto para uso.

 

>>> QUER SABER MAIS? BAIXE JÁ O MEU EBOOK COMO FAZER COMPOSTAGEM DOMÉSTICA: CLIQUE AQUI!!!


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.