Quem já não adentrou em algum site e encontrou grande dificuldade para achar as informações que buscava? Muitas vezes um site é bonito, mas pouco funcional, principalmente em relação aos aspectos de navegação. Esse é o assunto da terceira tarefa do Desafio 21 dias.

Basicamente, um site precisa mostrar onde o leitor está e onde ele pode encontrar as informações que deseja, sejam elas relacionadas ao assunto que está lendo ou a outro assunto que deseje procurar. Nesses aspectos, o template novo que instalei para o Mais Com Menos ajuda bastante pois, além de mostrar onde o leitor de encontra (a tal das migalhas de pão), também permite modificar o layout para torná-lo mais funcional.

Usabilidade - antes
Usabilidade - depois

Pedi para uma amiga acessar o blog e ela não encontrou problemas para pesquisar e acessar vários conteúdos. Assim, não promovi grandes alterações em relação à usabilidade. Apenas melhorei o acesso à assinatura das atualizações do blog e à pesquisa  no site. Outros itens importantes, como a “home”, a nuvem de tags e as categorias já estavam disponíveis na lateral da página, bem como os principais artigos por categoria. Esse último é muito importante, pois permite ao leitor ter uma idéia de todos os assuntos tratados no blog.

No próximo post falarei de outro aspecto importante para a nossa vida digital: o backup. Até lá!


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.