A segunda tarefa do Desafio 21 dias é colocar em ordem as ferramentas que usamos para blogar. Isso é muito importante, não só para quem tem um blog, mas para todos que precisa lidar com muitos materiais, seja no trabalho, em casa ou na faculdade.

Comecei primeiro com os arquivos do meu pendrive. Tenho o backup de tudo em dois lugares, mas gosto da mobilidade do pendrive. Por isso, a maior parte dos meus materiais está nele, o que acabou criando um mundo de arquivos sem uso ou desatualizados, além de uma hierarquia de arquivos muito bagunçada. Assim, revisei toda a hierarquia conforme sua natureza e uso, acabando com as pastas de nome genérico e reduzindo os assuntos principais a cinco pastas. Depois, atualizei tudo no meu backup.

Além do pendrive, gosto de usar o Evernote para administrar artigos para ler e materiais que estou desenvolvendo. O problema é que, embora minhas pastas sigam a filosofia do Get Things Done, as tags estavam muito misturadas, principalmente aquelas que uso para designar ações (uso o “@” antes para faciliar a ordenação). Assim, resumi as mais de 10 tags em três e organizei todo o conteúdo usando essa base:

Pastas e tags no evernote

A outra limpeza importante foi nos feeds para leitura. No computador uso o Feedly em conjunto com o Firefox, que transforma a relação de feeds do Google Reader em revista eletrônica. Já no meu android uso o NewsRob. Mesmo assim, deixei muito material sem ler e precisei dedicar algum tempo para me atualizar. E valeu a pena!

Meu reader depois da "limpa"

Outro ponto importante em calibrar as ferramentas são os emails. Quem já não deixou acumular uma montanha de coisas com a intenção de ler depois e acabou marcando tudo como lido? Graças ao meu android, esse não foi o meu caso. Afinal, ele avisa sempre que tenho emails, permitindo que processe as mensagens sempre que tiver um tempinho, como na espera do consultório médico ou após o almoço. Para quem recebe muitas mensagens essa é uma opção interessante.

No próximo post vou contar sobre o desafio da usabilidade, que busca tornar a navegação cada vez mais fácil para o usuário.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.