Caramba! Eu achei que só precisa de um plano de emergência lá onde trabalho. Essa tarefa do desafio 21 dias foi um verdadeiro puxão de orelha para essa que vos escreve. Afinal, 2011 foi o ano do off line. Embora tenha muitos acessos, estes são para assuntos específicos que geram interesse já a algum tempo. Mas o fato é que realmente devia ter um plano B para esse período. Assim, entre minhas resoluções de Ano Novo estarão:

  1. Manter uma poupança de posts para cerca de dois meses – é claro que isso não cobre um período longo como desse ano, mas ameniza a situação.
  2. Fazer moderação dos comentários a cada duas semanas, no máximo – isso só no caso de haver outro período de ausência. Em períodos normais, isso é tarefa diária.
  3. Deixar um aviso de ausência no email – não acredito que esqueci desse. Afinal, esse processo é obrigatório na empresa que trabalho.

Para começar, acho que essas ações atendem. O segundo passo é fazer com que elas sejam operacionalizadas. Depois dessa reflexão, reconheço que ter um plano B é realmente importante. Não temos como saber o dia em que algum problema surgirá e nos colocará fora de órbita. Isso vale não só para o blog, mas para todas as áreas da nossa vida.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.