Com certeza vc já passou por uma situação em que se perguntou porque não fez cópia de algum arquivo, vídeo, música ou outro. Por razões diversas, sejam tempestades ou quedas na rede elétrica, todo mundo já passou por aquela situação em que o computador se desliga no meio de alguma tarefa importante. Ou pior, quando o bichinho simplesmente deixa de responder ao botão ligar. Se o HD estiver bem, ótimo! Mas e quando tudo deixa de funcionar?

No local onde trabalho fui salva, mais de uma vez, pelo HD externo. Tive caso do computador ser derrubado ao chão sem dó nem piedade, não sobrando pedra sobre pedra. Minha salvação foi o backup que tinha feito dois dias antes.

Isso se aplica também ao blog. Ninguém sabe o dia em que podemos precisar dos arquivos anteriores para corririg problemas ou até começar do zero. Por isso, fazer backup é fundamental para todos aqueles que usam os meios digitais para qualquer fim.

Cabe ressaltar que o preço dos HDs externos não é mais um impedidivo. Recentemente comprei um com capacidade de 1 terabitye por menos de R$ 400,00, mas é possível comprar equipamentos bons com cerca de R$ 150,00. Lembre-se: não é custo, é investimento!

Assim, que tal aproveitar o dia de hoje para fazer um bom backup das suas coisas? É melhor não esperar que alguma coisa aconteça para convencê-lo. Vai que…


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.