Este foi um ano em que deixei o Mais Com Menos de lado. Mas tive boas razões e tenho certeza que isso vai se refletir na retomada dos trabalhos por aqui. Afinal, nada como um período “sabático” para nos trazer mais confiança e certezas ao que fazemos. Esse foi bem o caso.

Agora, com o lançamento do Desafio 21 dias da querida Nospheratt, achei por bem aproveitar e colocar a casa em ordem. Afinal, o Natal está chegando e 2012 não tarda.

Primeira tarefa – faxina no blog

A primeira tarefa é a limpeza no blog. Assim, armada de flanelas, detergentes e outros artigos, fui à luta! E o que encontrei foi um monte de sujeirinhas. A primeira, em relação aos links.

Depois de tantas alterações em categorias e tags, alguns artigos mudaram de endereço. Nessa tarefa, o Google Ferramentas para Webmasters ajudou muito. Encontrei 45 links inacessíveis, 204 não encontrados e 3 que passaram do tempo limite. Como eram muitos, resolvi aplicar o princípio de Pareto e trabalhar nos erros com mais acessos.

Links com erros – Ferramentas para Webmasters

Depois foi a vez de verificar plugins e widgets. Como não encontrei plugins sem uso, passei logo para a verificação dos widgets, encontrando quase uma página de itens desativados. Não tive dúvidas: removi todos.

 

Widgets - antes

 

Widgets – depois

 

Aproveitei também para verificar se haviam tags sem uso. Encontrei algumas e aproveitei para fazer a limpa:

 

Limpeza de tags - antes

 

Limpeza de tags - depois

Em relação à limpeza, essas foram as principais ações que adotei. No próximo post vou contar sobre a limpa que fiz no ferramental produtivo. Isto é, nas ferramentas que uso para administrar artigos para ler, temas para artigos, imagens e outros.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.