Como fazer vasos em garrafas PET

| 18 de novembro de 2010 | 3 Comments

Na época das chuvas, uma das coisas que preocupa quando pensamos nas nossas plantas é a água que acumula nos pratinhos dos vasos. Com os problemas relacionados à dengue no Brasil, todo cuidado é pouco ao buscar eliminar locais que possam servir de berçário ao mosquito.

Para ajudar nessa tarefa, Edison Urbano, criador da Mini Cisterna e de outras tecnologias de baixo custo, nos ensina a reaproveitar garrafas PET para fazer vasos onde a água não fica acessível. São os chamados Vasos Freáticos. A idéia é bem simples e fácil de fazer.

Você vai precisar de:

- garrafas PET

- tapete ou pedaço de carpete

- tesoura ou estilete

- terra, adubo e planta de sua preferência

Corte a garrafa mais ou menos no meio, observando sua circunferência e dando preferência à altura que favorecer melhor fixação (gargalo da garrafa para baixo, encaixando na parte de baixo).

Corte um pedaço do tapete com tamanho suficiente para ligar o lado de dentro da garrafa com a água que ficará na parte de baixo, deixando pelo menos uns 4 cm de cada lado. Observe também qual o tamanho da raiz da planta que será colocada no vaso.

Pique de um lado e do outro, enrole e passe pelo gargalo da garrafa. Se ficar um pouco solto, acrescente tiras do tapete até conseguir firmeza.

Tapete picotado e enrolado
Tapete inserido na garrafa

Coloque o gargalo voltado para baixo dentro do recipiente que sobrou. Insira a terra, um pouco de adubo conforme a dosagem indicada e a planta escolhida.

Não é necessário colocar pedras para drenagem no fundo, sendo a rega feita levantando-se a parte onde se encontra a planta e colocando água até a altura do gargalo. Veja como ficaram os meus vasos:

Tomateiro, amor-perfeito e hortelã

Vale muito a pena usar essa idéia. Além de reaproveitar PETs, economizamos água, melhoramos a qualidade do desenvolvimento das plantas e evitamos o mosquito da dengue. Minha próxima etapa é investir na versão completa dos vasos para plantar verduras. Precisam de pouca terra, consomem pouca água e ainda podem ser ligados à Mini Cisterna para rega automática. Quer mais?

Veja mais detalhes e fotos no site do Edison Urbano.


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de cinco anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: , , , , , ,

Tags: , , , , , ,

Category: Compostagem Doméstica, Hortas & Canteiros

Comments (3)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. raze cheats disse:

    It gets important to pick out your weapons well in Raze, since some don’t inflict that much harm.

    Make fast work of them both and bound to place two after
    you might be done. Multiplayer games are always known for
    their radical awesomeness, just look at mainstream FPS games today.

  2. Maria Paula disse:

    Pode se usar manta ao invés de tapete?

    Põe-se substrato comum neste tipo de vaso?

    • Elaine Costa disse:

      Maria Paula,

      Não testei com manta para drenagem, mas acredito que se fizer um rolinho deve funcionar bem. O substrato é comum, mas recomenda-se usar húmus misturado para que a planta tenha um bom desenvolvimento.

      Abraços//

Leave a Reply

Switch to our mobile site