No último dia 23, mudamos novamente de estação. E esta primavera se iniciou bem diferente do ano passado, quando tivemos mais chuvas e menos frio. Este ano, as temperaturas amenas são companheiras quase diárias aqui no Sudeste, nos brindando com dias bonitos e noites agradáveis (pelo menos para mim, que adoro dormir de cobertor!).

Ótimo clima também para fazer as intervenções de praxe nas plantas dos vasos, canteiros e jardins. Afinal, o verão bate à nossa porta e aqueles que cuidam de uma horta sabem que o calor e a chuva são fatores indispensáveis para o crescimento das plantas. Ótimo momento também para aqueles que ainda não têm a uma “plantação” começarem a sua.

Como já comentei, ter uma horta em casa, ajuda a diminuir o desperdício de alimentos característico do processo de transporte e manuseio desses produtos. Assim, vale a pena investir um pouco de tempo para trazer a natureza para dentro da nossa rotina.

 O ideal é começar pequeno, apenas com os temperos e chás preferidos. Depois de aprender (na prática) a cuidar dessas plantas, pode-se tentar produzir algumas hortaliças. Mas tudo com muita tranqüilidade. Esse é um aprendizado para a vida toda.

 Abaixo relaciono alguns posts que vão ajudar a começar, mas que também contém dicas preciosas para aqueles que já começaram. Mãos à obra!


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.