A compostagem de resíduos orgânicos é um processo de decomposição realizada por microorganismos onde ocorre a oxidação e oxigenação da matéria orgânica, podendo variar de uns poucos dias para várias semanas, de acordo com as condições ambientais.

Esse processo costuma ser feito em leiras, montes ou tambores, com manejo periódico no qual o composto deve ser revirado e molhado sempre que atingir uma temperatura próximo a 60°. Para se medir essa temperatura usa-se uma barra de ferro no meio do composto. Quando não for mais possível segurar sua ponta confortavelmente com as mãos, está na hora de revirar a pilha, passando o conteúdo de fora para dentro e umidificando a 50%.

O composto é considerado pronto quando não houver mais percepção de aquecimento. Só então pode ser usado como adubo ou direcionado para alimentação do minhocário. A vantagem desse uso é enriquecer o composto com hormônios e outras substâncias de crescimento que ajudam a fornecer às plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças.

Por isso, os dois processos se completam. Com a compostagem, o material orgânico fica facilmente disponível para processamento pelas minhocas. E com a vermicompostagem o composto é enriquecido e mais facilmente absorvido pelas plantas.

Mas, no caso da compostagem doméstica, isso não precisa ser adotado como regra. A compostagem dos resíduos diretamente no minhocário gera um adubo de tão boa qualidade quanto nos casos dos resíduos compostados. A diferença está na produtividade de cada processo.

Se o objetivo for vender húmus de minhoca, o ideal é fazer a compostagem dos resíduos antes de usar no minhocário. Assim é possível encher a caixa com o composto, colocar as minhocas e marcar os 25-30 dias para o húmus estar pronto.

Mas se o uso do húmus for residencial, usar apenas o minhocário atende bem à necessidade. Apenas no caso de haver esterco disponível a compostagem deve ser realizada antes da vermicompostagem. O objetivo é estabilizar os resíduos em sua forma, acidez e temperatura, já que o processo realizado pelos microorganismos torna o ambiente quente demais para as minhocas.

Cabe ressaltar que uma das grandes importâncias da compostagem doméstica ou urbana é a diversidade de resíduos. O composto obtido é mais nutritivo do que o produzido por esterco e palha, apresentando maior concentração de nitrogênio e fósforo.

Assim, tanto a compostagem quanto a vermicompostagem podem ser usadas para o processamento dos resíduos domésticos. Mas, com o nosso dia-a-dia corrido, o melhor é optar pela simplicidade do minhocário, cujo manejo requer menos tempo e dedicação.

Créditos pela foto: daqui


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.