img

Aprenda a fazer uma composteira doméstica passo-a-passo

/
/
64 Views

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer um minhocário doméstico. Assim, quero compartilhar os vídeos da oficina de composteira caseira e canteiro de capilaridade do movimento “Do meu lixo cuido eu” na Granja Viana, que mostra passo-a-passo como montar uma composteira ou minhocário doméstico.  As dicas compartilhadas são imperdíveis. Vale a pena assistir.

Introdução

Composteira parte 1

Composteira parte 2

30 Comments

  1. Anyone who brings a friend to the classes receives a $100 discount.
    Undetected leaks can cost a company thousands of dollars a day, and yet an inexpensive level switch could detect
    the problem and allow workers to correct it. A partnership where each can elevate the role of the other and cooperate in delivering environments that enhance, enrich and nourish the human experience.

  2. estou fazendo compostagem e, percebi que estão aparecendo algumas larvas de tamanhos e cores diversas. Não sei se são as minhocas se reproduzindo ou larvas de insetos. Tenho que retirá-los?
    grata

  3. Bom dia, gostaria de saber onde encontro essas caixas que aparecem no video. Já procurei na net, porém só encontrei outros tipos que não encaixam sem a tampa.

    Parabéns pelo site!! Muito bom! Bela iniciativa!!

    Marcos

  4. Olá, tenho uma duvida… devo colocar em media 4 dedos de terra preta, mais o substrato, que poderia ser no caso essas folhas secas e grama que ele colocou?? Ou devo comprar algum especifico? E em media quantas minhocas devo colocar numa caixa de 20 litros. Obrigada.

  5. boa noite,
    parabens pela iniciativa de vocês, gostei muito das informações, pretendo aplicar o mais rapido possivel em minha casa.

    Eu já havia tentado fazer com balde, porem não deu certo.

    Vou tentar novamente, não vou desistir.

  6. Olá, gostaria de compartilhar nossa experiência com vocês…

    Faz dois anos que deixamos de produzir lixo orgânico na nossa casa,
    através da construção de uma composteira na sacada do apartamento.

    Neste vídeo, mostramos a experiência… percebemos que as composteiras se apresentam como soluções simples para o grande problema do lixo urbano.

    Neste link: https://vimeo.com/42740420

    Obrigada pela atenção…

    Abraços!

    Julia Aguiar

  7. Olá!

    Faz dois anos que deixamos de produzir lixo orgânico na nossa casa, através da construção de uma composteira na sacada do apartamento.

    Gostaria de compartilhar este vídeo, no qual mostramos nossa experiência… percebemos as composteiras como soluções simples e caseiras para o grande problema do lixo urbano.

    Neste link: https://vimeo.com/42740420

    Obrigada pela atenção…

    Abraços!

    Julia Aguiar

  8. Eu adorei! era exatamente o q eu estava proucurando, uma explicação passo a passo.Vou fazer em casa pois quero que meu filho veja uma minhoca. Pois no mundo dos pisos elas desapareceram dos quintais!

    • Rhayane,

      Depende um pouco da quantidade de resíduos que coloca e das minhocas que tem na composteira. No começo, pode demorar um pouco, já que as minhocas estão começando a se reproduzir. Mas depois de um tempo, o tempo se reduz para 25-30 dias.

      Abraços//

  9. parabens, era tudo que eu procurava, to montando uma floricutura e tenho muita dificudade de comprar materia organica vou providenciar uma hoje mesmo.

    • Luana,

      Normalmente não precisamos molhar o minhocário, exceto quando o conteúdo está muito seco ou quando vamos ficar fora por alguns dias (só precisa molhar um pouquinho). Para verificar se a umidade está ideal pegue um punhado do conteúdo do minhocário e aperte. Se saírem umas quatro ou cinco gotas, a umidade está ideal. Se não sair nada, acrescente um pouco de água bem devagar, respingando por cima do conteúdo. Se saírem muitas gotas, deixe o minhocário aberto para ventilar e verifique se existe chorume para coletar. Muito chorume pode evaporar a aumentar a umidade do minhocário.

      Abraços//

  10. Eu estou com muita vontade de fazer uma composteira doméstica dessas. Já pesquisei bastante e tirei minhas dúvidas todas. O obstaculo que encontrei foram as caixas… Muito dificeis de encontrar e, quando encontro, estão caríssimas. Vc tem idéia de onde encontrar caixas a bom preço no RJ?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

It is main inner container footer text