Aprenda a fazer uma composteira doméstica passo-a-passo

| 9 de agosto de 2010 | 14 Comments

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer um minhocário doméstico. Assim, quero compartilhar os vídeos da oficina de composteira caseira e canteiro de capilaridade do movimento “Do meu lixo cuido eu” na Granja Viana, que mostra passo-a-passo como montar uma composteira ou minhocário doméstico.  As dicas compartilhadas são imperdíveis. Vale a pena assistir.

Introdução

Composteira parte 1

Composteira parte 2


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de quatro anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: , , , , , , ,

Tags: , , , , , , ,

Category: Compostagem, Compostagem Doméstica

Comments (14)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anyone who brings a friend to the classes receives a $100 discount.
    Undetected leaks can cost a company thousands of dollars a day, and yet an inexpensive level switch could detect
    the problem and allow workers to correct it. A partnership where each can elevate the role of the other and cooperate in delivering environments that enhance, enrich and nourish the human experience.

  2. Andresa disse:

    Sou do rj onde posso comprar as minhocas?

  3. carolina disse:

    Olá Elaine,
    adorei sua composteira… e gostaria de saber se é preciso colocar tera preta.
    Obrigada,
    Carolina

  4. Danielle disse:

    Eu adorei! era exatamente o q eu estava proucurando, uma explicação passo a passo.Vou fazer em casa pois quero que meu filho veja uma minhoca. Pois no mundo dos pisos elas desapareceram dos quintais!

  5. Cynara disse:

    legal!!! vou fazer

  6. rhayane disse:

    quanto tempo demora para fazer uma compostagem

    • Elaine Costa disse:

      Rhayane,

      Depende um pouco da quantidade de resíduos que coloca e das minhocas que tem na composteira. No começo, pode demorar um pouco, já que as minhocas estão começando a se reproduzir. Mas depois de um tempo, o tempo se reduz para 25-30 dias.

      Abraços//

  7. GARDENIA LOPES disse:

    parabens, era tudo que eu procurava, to montando uma floricutura e tenho muita dificudade de comprar materia organica vou providenciar uma hoje mesmo.

  8. Luiz disse:

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso, que todos nós temos que abraçar por amor e sobrivivência a nossa terra. Parabéns e Parabéns…

  9. Luana disse:

    Nossa adorei os vídeos, gostaria de saber se precisa colocar água e em quanto tempo?

    • Elaine Costa disse:

      Luana,

      Normalmente não precisamos molhar o minhocário, exceto quando o conteúdo está muito seco ou quando vamos ficar fora por alguns dias (só precisa molhar um pouquinho). Para verificar se a umidade está ideal pegue um punhado do conteúdo do minhocário e aperte. Se saírem umas quatro ou cinco gotas, a umidade está ideal. Se não sair nada, acrescente um pouco de água bem devagar, respingando por cima do conteúdo. Se saírem muitas gotas, deixe o minhocário aberto para ventilar e verifique se existe chorume para coletar. Muito chorume pode evaporar a aumentar a umidade do minhocário.

      Abraços//

  10. Susana Barbagelata disse:

    Eu estou com muita vontade de fazer uma composteira doméstica dessas. Já pesquisei bastante e tirei minhas dúvidas todas. O obstaculo que encontrei foram as caixas… Muito dificeis de encontrar e, quando encontro, estão caríssimas. Vc tem idéia de onde encontrar caixas a bom preço no RJ?

Leave a Reply

Switch to our mobile site