img

Espécies de minhocas: diferenças básicas

/
/
65 Views

Uma dúvida que surge frequentemente entre os leitores que desejam montar um minhocário doméstico é qual a espécie de minhoca mais indicada para compostagem doméstica. Embora existam varias espécies, as comumente comercializadas são a vermelha-da-california e a gigante-africada. Conheça as diferenças fundamentais entre elas.

A vermelha-da-califórnia, também conhecida como californiana ou minhoca-do-colarinho-branco, é uma espécie originária do Norte da Europa. Apresenta um comprimento médio quando adulta entre 7 e 13 cm, com um diâmetro máximo de 3 a 5 mm. Sua cor é vermelho amarronzada com listras amareladas entre os anéis.

A gigante-africana é originária do oeste e norte da África, apresentando a cor vermelha amarronzada e reflete as cores do arco-íris no dorso. É significativamente maior do que a vermelha-da-califórnia, chegando a 20 cm de comprimento e 9 mm de diâmetro quando adulta.

Para produção de húmus, a espécie mais indicada é a vermelha-da-califórnia. Ela se adapta bem a regiões tanto de clima temperado como tropical, permitindo a produção de húmus o ano todo.

Já a gigante-africana, embora também seja indicada para produção de húmus, só apresenta boa produtividade nas estações quentes. Por isso, é mais indicada para produção de iscas.

Assim, as duas espécies são indicadas para compostagem doméstica. Se o objetivo for apenas a produção caseira de húmus, a melhor espécie é a vermelha-da-california. Mas, se você gosta de pescaria, que tal aliar a produção de húmus com a produção de iscas com a gigante-africana? Será um minhocário caseiro tipo 3-em-1: compostagem, húmus e iscas.

Referências: Minhobox

Créditos pela foto: Red Wiggler Worms by net_efekt (cc by)

6 Comments

  1. gostaria de saber se para fazer compostagem só serve a minhoca californiana ou se minhocas comuns encontradas em casa serve. pq eu nao encontro essas minhocas californianas para comprar.
    desde ja muito obrigada.

  2. queria saber como começar uma criacao ,com intuito de comercializar minhocas onde moro ,como começar esta criacao ,qual seus riscos ,e vantagens ,qual minhoca e a melhor especie para esta funcao ,e qual meus gastos ,moro na cidade tenho que começar do zero.Desde ja agradeço pela atencao,obrigado

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

It is main inner container footer text