Espécies de minhocas: diferenças básicas

| 13 de junho de 2010 | 4 Comments

Uma dúvida que surge frequentemente entre os leitores que desejam montar um minhocário doméstico é qual a espécie de minhoca mais indicada para compostagem doméstica. Embora existam varias espécies, as comumente comercializadas são a vermelha-da-california e a gigante-africada. Conheça as diferenças fundamentais entre elas.

A vermelha-da-califórnia, também conhecida como californiana ou minhoca-do-colarinho-branco, é uma espécie originária do Norte da Europa. Apresenta um comprimento médio quando adulta entre 7 e 13 cm, com um diâmetro máximo de 3 a 5 mm. Sua cor é vermelho amarronzada com listras amareladas entre os anéis.

A gigante-africana é originária do oeste e norte da África, apresentando a cor vermelha amarronzada e reflete as cores do arco-íris no dorso. É significativamente maior do que a vermelha-da-califórnia, chegando a 20 cm de comprimento e 9 mm de diâmetro quando adulta.

Para produção de húmus, a espécie mais indicada é a vermelha-da-califórnia. Ela se adapta bem a regiões tanto de clima temperado como tropical, permitindo a produção de húmus o ano todo.

Já a gigante-africana, embora também seja indicada para produção de húmus, só apresenta boa produtividade nas estações quentes. Por isso, é mais indicada para produção de iscas.

Assim, as duas espécies são indicadas para compostagem doméstica. Se o objetivo for apenas a produção caseira de húmus, a melhor espécie é a vermelha-da-california. Mas, se você gosta de pescaria, que tal aliar a produção de húmus com a produção de iscas com a gigante-africana? Será um minhocário caseiro tipo 3-em-1: compostagem, húmus e iscas.

Referências: Minhobox

Créditos pela foto: Red Wiggler Worms by net_efekt (cc by)


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de cinco anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: , , , , , , , , , , ,

Tags: , , , , , , , , , , ,

Category: Compostagem Doméstica

Comments (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Minhocas em casa? | as sementeiras | 16 de julho de 2013
  1. cube disse:

    In every level of the game, the player fights to survive by avoiding all the oncoming squares.
    You can barely browse the web for game sites without tripping over a cheat
    code site, and most of them are about as ugly as a dog wearing a sweater, but Cheat Code Central
    is one of the better sites for getting cheat codes.
    The next game is more reflex and speed based, though it is also joyously silent, making it easier to play at the office.

  2. clodoaldo disse:

    queria saber como começar uma criacao ,com intuito de comercializar minhocas onde moro ,como começar esta criacao ,qual seus riscos ,e vantagens ,qual minhoca e a melhor especie para esta funcao ,e qual meus gastos ,moro na cidade tenho que começar do zero.Desde ja agradeço pela atencao,obrigado

  3. luciano disse:

    há algum impedimento em utilizar especies do brasil?

Leave a Reply

Switch to our mobile site