Com quantas minhocas eu começo?

Uma dúvida frequente é com quantas minhocas devemos começar um minhocário. Segundo literatura especializada, a quantidade ideal de minhocas para se iniciar uma criação são 1.000 minhocas por metro quadrado.

Mas é preciso considerar que essa quantidade está indicada para minhocários em valas ou montes, com resíduos ou estercos previamente compostados. Além disso, minhocários domésticos não são previamente cheios, e sim recebem os resíduos orgânicos na medida em que são gerados em casa. Por essas razões, a quantidade de minhocas para um minhocário doméstico precisa ser um pouco menor.

Dimensionando a quantidade recomendada para um minhocário doméstico com duas caixas de 45cm x 35cm x 20cm (aproximadamente 0,16 m2), o número para começar não deve ser superior a 120 minhocas adultas, lembrando que é preciso colocar cerca de dois dedos de húmus na caixa antes de colocar as minhocas. Em dois meses a população deverá dobrar e, em quatro, já será capaz de produzir.

Cabe ressaltar que o manejo de minhocários domésticos que processam resíduos orgânicos é diferente de minhocários industriais que processam substratos previamente compostados. Enquanto o primeiro vai recebendo os resíduos na medida em que são gerados, o segundo insere as minhocas em substrato totalmente favorável ao processamento.

Por isso, atentar para alguns procedimentos é fundamental:

  • Quando a primeira caixa fica cheia é preciso move-la para o meio. Isso permite os resíduos sejam totalmente compostados e processados pelas minhocas.
  • Com uma população quadruplicada, o húmus estará pronto para separação em 4 semanas.
  • Para fazer a separação, use uma peneira grossa número quatro.

Atenção: use o húmus em até seis meses após a coleta. Acima deste período o húmus passa a perder nutrientes.

Precisando de minhocas? Clique aqui.

Referências

Manual Prático Sobre Minhocultura de José Eduardo Pereira

Créditos pela foto

Separating the worms by Comrogues

About The Author

Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • geisikelly

    tem como fazer um minhocario com 3 mil reais?

  • Jorge Roberto

    Atenção: use o húmus em até seis meses após a coleta. Acima deste período o húmus passa a perder nutrientes.

    Que mito mais tolo. Só uma pessoa ingenua que nada sabe sobre quimica organica e quimica agricola para acreditar nestas crendices, que se perpetuam por repetição por não terem conhecimento cientifico sobre a composição quimica do humus.

    O humus não perde nutrientes se não for usado, porque o humus tem alta CTC (capacidade de troca cationica), e esta alta CTC tem a capacidade de segurar eletrostaticamente todos os minerais, não nutrientes, que as plantas precisam.

    O máximo que o humus pode perder ao longo do tempo, é o Nitrogênio, pois certas bactérias que degradam os compostos nitrogenicos contidos no humus liberam pela quebra molecular das amônias e uréia nitrogenio para a atmosfera novamente.

    Acabou-se o mito. Eis a verdade!

  • José Maurílio Miranda

    Olá!Gostaria de saber,se posso criar em um mesmo “tanque”,as minhocas (Vermelha da Califórnia e a Gigante africana)?Quero produzir certa quantidade de húmus e também iscas,para pescaria.

    Agradeço a atenção

    J Maurílio

  • Pingback: Como fazer um minhocário com pouco dinheiro | Mais Com Menos: vida simples e prosperidade sustentável()

  • Quando se tem um excesso de minhocas, o que geralmente se faz?

    • Elaine Costa

      Olá, Vladimir.

      Não precisa se preocupar com a quantidade de minhocas, a não ser que deseje criar um novo minhocário. A literatura sobre o assunto informa que elas apresentam o comportamento de se regular sua população de acordo com os recursos disponíveis. Assim, elas atingem um certo tamanho e se mantém.

      No caso de querer começar outro minhocário, basta separ e inserir numa cama de minhocas, composta por húmus e terra vegetal.

      Abraços//

      Elaine

      • André Alves

        Como criar minhocoçu? em Mato Grosso, sendo que aqui faz 40 graus de calor quase diretão?