Como saber se já ultrapassamos os limites da capacidade de regulação natural da Terra? Para responder essa questão um grupo de 29 pesquisadores procurou as chamadas “fronteiras” no sistema terrestre, as quais precisam ser respeitadas para que se evitem as catástrofes ambientais e climáticas. Esse estudo deu origem ao trabalho “A safe operating space for humanity”, publicado na revista Nature.

“Nele, os cientistas propuseram nove elementos que são fundamentais para as condições de vida na Terra: mudanças climáticas; acidificação dos oceanos; interferência nos ciclos globais de nitrogênio e de fósforo; uso de água potável; alterações no uso do solo; carga de aerossóis atmosféricos; poluição química; e a taxa de perda da biodiversidade, tanto terrestre como marinha.”

A análise dos cientistas é preocupante, pois indica que três dessas fronteiras já foram ultrapassadas: mudanças climáticas, biodiversidade e concentração de nitrogênio na atmosfera. Mas, segundo eles, ultrapassar as fronteiras não significa o acontecimento de desastres imediatos, já que os limites estabelecidos possuem uma margem de segurança.

Para mais informações acesse http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/limites-do-planeta-ja-foram-extrapolados-diz-estudo/


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.