Um novo estudo publicado na revista Science afirma que o aumento dos níveis de CO2 na atmosfera não estão apenas afetando o clima, mas podem também afetar os valores nutricionais dos alimentos. Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o aumento do CO2 na atmosfera pode reduzir o teor de proteínas das plantas em até 20%.

Esta redução no valor nutricional acontece porque as concentrações mais elevadas de CO2 interferem na capacidade das plantas em converter os nitratos em proteínas, o que leva a uma alimentação mais pobre.

Os cientistas testaram duas formas comuns de nitrogênio (nitrato e amônio) com trigo que foi exposto a elevados níveis de CO2, sendo observado uma redução na capacidade das plantas em produzir proteínas. A questão pode iniciar uma demanda por adubos que minimizem o problema, o que é meramente paliativo.

Pesquisas como esta deixam claro os impactos das ações antrópicas no meio. A ironia é que o principal prejudicado é o próprio homem.

Fonte: ecogeek

Créditos pela foto: daqui (cc by)


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.