Não uma sequência do livro A Vingança de Gaia, mas sim o alerta definitivo sobre como a incapacidade humana para mudar poderá nos levar a um ponto final.

James Lovelock é um observador ativo e celebrado desde os anos 60 por suas conclusões precisas sobre o meio ambiente e as ameaças à Terra. Foi o primeiro a constatar o acúmulo de CFCs e de outros gases no ar. Ele será passageiro da viagem espacial que inaugura a companhia Virgin Galactic, de Richard Branson, prevista para 2010.

Em Gaia: alerta final, Lovelock mostra que quase todas as previsões sobre a velocidade das mudanças climáticas se basearam em estimativas que, segundo revelam agora cientistas de diversas áreas, estavam abaixo da rapidez e dos impactos reais dessas mudanças. Com isso, as civilizações de muitos países estarão em perigo, e a vida, tal como conhecemos, corre sérios riscos.

O autor argumenta que somente a Teoria de Gaia, concebida por ele há mais de quarenta anos, poderá de fato nos ajudar a entender a crise. A Terra abriga pessoas e animais em excesso – essa é a raiz do problema. Lovelock explica o que poderia ser feito para amenizar os problemas gerados pela mudança climática, mas considera improvável que adotemos tais soluções. “Nosso desejo de manter as coisas como estão provavelmente nos impedirá de nos salvarmos”, alerta. Difícil imaginar uma mensagem mais importante para a humanidade. Gaia: alerta final é seu último aviso.

Veja na Livraria Cultura


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.