Todo esse crescimento econômico observado nos últimos anos foi construído em bases consideradas sólidas. Mesmo assim, balançaram ao primeiro sinal da tempestade. Como comentei em Os males e benefícios de uma economia global , “por mais estabilizado que esteja um país, isso não é garantia para sair ileso de uma crise econômica mundial”.

Não sabemos como o ano vindouro trará e, de forma automática, continuamos fazendo o que sabemos fazer: comprar, comprar, comprar. A aquisição de bens e o acúmulo de riquezas ainda são os principais propósitos de viva para muitos. Por isso, a redução do poder aquisitivo gera medo, acompanhado do inevitável sentimento de vazio interior.

Tenho pensado muito sobre como chegamos ao estágio atual. Sou uma pessoa eclética e não tenho uma religião definida. Acredito que todos os conhecimentos são importantes e não podem ser comparados lado-a-lado para determinar o melhor. Por isso, tenho visto e ouvido muito sobre esses tempos e seus aspectos espirituais / esotéricos. Desde a Bíblia até as profecias de Nossa Senhora de Fátima, todos afirmam que a humanidade deverá passar por um processo de transformação. Não só físico, mas principalmente espiritual. Por isso, a crise é uma oportunidade. Não só de novos modelos de negócios e afins, mas também de novas formas de encarar a vida. Por que continuar a complicar as coisas?

Embora se fale muito em organização do tempo, produtividade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, esse é um aspecto difícil de tratar. Conseguimos planejar a agenda e FAZER tudo o que está programado. Mas, quando conseguimos tempo para apenas SER quem nós somos?

Se você já assistiu ao filme “O Senhor dos Anéis – A sociedade do anel”, que é o primeiro da trilogia, pode ver um pouco sobre a cultura , construções e interesses dos elfos, seres parecidos fisicamentes com os homens só que imortais. Quem leu o livro, pôde sentir mais profundamente como vive essa sociedade. Embora seja uma organização social fictícia, sua paixão genuína por artes, música e culinária nos leva a pensar como seria viver em um mundo assim, onde a riqueza e o poder são substituídos por uma visão mais simples da vida.

Avaliar os hábitos de vida se faz importante neste momento de incertezas. Não podemos mudar os eventos que estão por vir, mas podemos agir em nós mesmos, transformando fraquezas em força, dúvidas em conhecimento, vazio em propósito. Mais do que um planejamento financeiro pessoal ou um planejamento estratégico, novos tempos exigem novas atitudes.

Créditos pela foto: zanaca


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.