Coaching é um processo com metodologia definida que tem como objetivos principais atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades (1). Quando conduzido de forma adequada age como “uma enzima que provoca mudanças voltadas a si própria, uma espécie de fermento do crescimento e da superação pessoal e profissional” (2).

Pode ser entendido como arte e ciência, mas mostra-se um verdadeiro mix de recursos e técnicas na área do comportamento humano (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. Assim, é verdadeiramente um processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (comportamentais, psicológicas e emocionais) com o objetivo de conquistar e manter os resultados desejados (4).

>>> para continuar a ler esse artigo clique aqui

Imagem cortesia de hyena reality, Freedigitalphotos.net.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.