Como já comentei aqui, optei por não fazer um caramanchão para meus pés de abóbora, mas encontrei a solução adaptando um varal no qual as plantas pudessem se espalhar. Fiz a estrutura entrelaçando um fio para varal daqueles revestidos  e passei as plantas para cima no dia 13/12/09, como mostra a foto abaixo:

Aboboras antes
Em 13 de dezembro de 2009

Não sei se foram as chuvas, o adubo orgânico ou o húmus de minhoca (ou todas essas coisas juntas), o fato é que meu pé de abóbora está a coisa mais linda. Compare a foto anterior com à seguir, tirada hoje:

Aboboras depois
Hoje

Já tem vários frutos em crescimento, sendo que um está tão grande que precisei apoiar com uma “cestinha”. Veja a seguir:

Abobora
Vamos ter abóbora logo

E vai ser mais de uma
E vai ser mais de uma

O melhor é que o pé se espalhou tanto que aumentou a área de sombra no lado de fora da sala e cozinha, reduzindo a temperatura dentro de casa. Além disso, ficou um charme só a abóbora na parede.

Abobora casa
Já está na janela no banheiro

Aboboras cozinha
Que charme na janela da cozinha

Horta dá trabalho?  É claro que dá algum trabalho. Horta orgânica então, nem se fala. Mas é gratificante ver as plantas crescendo fortes sem necessidade de fertilizantes ou inseticidas químicos.

Assim, não demora muito, teremos um delicioso doce de abóbora orgânico. Infelizmente, só poderei  compartilhar com meus queridos leitores a receita do doce. Tenho dois sócios que cuidam dos pés desde que os plantei, no ano passado. Assim, certamente eles esperam ser os primeiros a se beneficiar do fruto de tanta dedicação.

Meus dois sócios
Meus dois sócios: Tales e Canela

Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.