Receitas de Sabão Caseiro

| 1 de janeiro de 2010 | 4 Comments

Procurando minimizar os impactos do uso de “produtos de limpeza” no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, buscou-se na memória destas mulheres, e em antigas anotações, receitas práticas, mais baratas e, o mais importante, que não colocam em risco a saúde de ninguém. Aí vão algumas:

Alerta: Siga corretamente as proporções e orientações das receitas. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado,para não queimar as mãos (e outras partes do corpo) nem ser aspirada. Muitas receitas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas ao longo dos anos, principalmente pelas mulheres do meio rural.

SABÃO

O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:

* Gordura

* Soda Cáustica

* Água

A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL

* 4 Kg de Gordura Animal

* 2 latas de Óleo de Soja

* 1 Kg de Soda

* 3 litros de Água morna

* 5 litros de Álcool

Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. A receita tabém pode ser usada nos seguintes casos:

  • Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma
  • Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.) use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura)
  • Sabonete medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
  • Sabonete para escurecer cabelo, use: babosa
  • Sabonete para clarear cabelo, use: camomila
  • Sabonete para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem

Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.

SABÃO FRIO

* 12 litros de água

* 1Kg de farinha de milho

* 1Kg de soda

* 4Kg de sebo cozido

Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.

SABÃO DE ABACATE

* 5 Kg de massa de abacate

* 1/2 Kg de sebo derretido ou banha

* 400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)

Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.

SABÃO DE ERVAS

* 5 Kg de gordura

* 2,5 Kg de sebo derretido

* 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.

* 1 Kg de soda

* 4 litros de álcool

* 4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).

Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

SABÃO DE MILHO

* 6 litros de água

* 1/2 Kg de soda cáustica

* 2 Kg de banha ou sebo

* 1/2 Kg de farinha de milho

Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.

SABÃO DE CINZA

* 5 Kg de Sebo

* 2,5 Kg de Cinzas

* 5 litros de Água

* 0,5 Kg de Soda Cáustica

Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma “trouxinha” de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

Fonte: IPEMA


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de cinco anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: , , , ,

Tags: , , , ,

Category: Limpeza Ecológica

Comments (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Silvio disse:

    Reciclando sabonetes: 1) guardar aqueles pedacinhos que não se usa mais pra tomar banho 2) quando tiver uma boa quantidade de pedaços, bater no liquidificador com água suficiente para as hélices moerem os pedaços e formar uma pasta 3) colocar a pasta em formas (uma vasilha plástica retangular de cozinha serve) 4) deixar evaporar um pouco a água até que tenha consistência firma o suficiente para desenformar 5) cortar em pedaços 6) deixe secar mais e quando estiver duro, guardar num saco plástico e ir utilizando a medida que precisar. Não recomendo usar no banho, mas serve para lavar as mãos, por exemplo.

  2. Cynara disse:

    dica: caixas de leite (tetrapack em geral) são ótimas formas!!!

Leave a Reply

Switch to our mobile site