Você sabia que, ao repensar o uso de alguns itens de cuidados pessoais, estará ajudando (e muito!) a preservar os recursos do Planeta? A mudança de pequenos hábitos é muito mais poderosa do que imaginamos, além de representar alguma economia no bolso:

  • Levar uma garrafa com água filtrada para a academia representa uma economia pessoal de US$200/ano evita o uso de 6kg de plástico. Se 1 em cada 20 pessoas fizesse o mesmo, seria uma economia de 13 mil toneladas de plástico ao ano.
  • Evite os desodorantes que usam sais de alumínio. Além de potencialmente tóxico, demanda uma quantidade enorme de energia para ser extraído.
  • Dê preferência para óleos 100% vegetais, como os feitos a partir de sementes de frutas e castanhas. Quando usamos óleos minerais (e outros produtos derivados de petróleo) estamos colaborando para aumentar a demanda por exploração de petróleo e aceitando os impactos que essa cadeia geram no meio ambiente. Verifique o rótulo antes de comprar pois alguns óleos ditos vegetais apresentam óleo mineral em sua composição.
  • Avalie suas compras de xampu, condicionador, sabonete líquido e outros. Todos são produtos que compramos em embalagens plásticas, feitas para irem ao lixo após o uso. O ideal é sempre optar por produtos que possuam refil e possam ser recicláveis. Além de mais barato, o uso de refil reduz a quantidade de resíduos de plástico a serem descartados.

Fonte: O Livro Verde – Pequenos passos que cada um pode dar para salvar o Planeta – de Elizabeth Rogers e Thomas M. Kostigen

Créditos pela imagem: chrissatchwell


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.