Sunflower Bread, a Derivative of Nancy Silverton's "Olive Bread"Os grãos integrais, como o próprio nome diz, são aqueles usados inteiros na alimentação, sem que nenhuma de suas partes seja desperdiçada. Quando esses grãos são refinados, o farelo e a semente são removidas, deixando apenas a endosperma. Como mais da metade da fibra e quase 3/4 das vitaminas e minerais estão no farelo e na semente, ao ingerir produtos derivados de grãos refinados não estamos aproveitando todo o potencial presente no grão.

Os benefícios do consumo de grãos integrais são muitos. Além de ricos em carboidratos complexos (que demoram para ser digeridos), fibras, vitaminas e minerais, também apresentam baixo teor de gorduras, ajudam na redução do colesterol, na produção de baixos níveis de glicose, possuem efeito antioxidante e protegem as paredes do intestino.

Veja abaixo a tabela com alguns tipos de grãos integrais e seus benefícios:

Tabela de Grãos Integrais

Fonte: Cyberdiet

Agora que você já conhece os benefícios dos grãos integrais, que tal experimentar algumas receitas feitas com esses grãos? Em seguido indico as minhas preferidas:

Pão 100% integral sem açúcar

Arroz integral colorido

Pão de mel integral

Biscoito integral

Atenção: procure sempre usar farinhas produzidas em moinho de pedra a partir de grãos orgânicos. É muito mais saudável e você terá certeza de estar usando uma farinha com todas as partes do grão.

Referências

Dicas de nutrição

Os benefícios dos grãos para a saúde

Grãos integrais – como incluir na alimentação diária

Créditos pela foto: foooooey


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.