Enquanto escrevo este artigo, tem um pão delicioso a caminho. E não é a padaria fazendo serviço de entrega. Estou usando a minha máquina de fazer pão.

Se você ainda não conhece esse eletrodoméstico, posso dizer que é uma “mão na roda” em vários sentidos. Como o Mais Com Menos é voltado para compartilhar também o conceito de vida simples, achei o assunto muito pertinente. Nossa alimentação ainda contém muitos produtos que tiveram contato com insumos químicos maléficos à saúde. Estamos baseando nossa nutrição em produtos fora do ciclo natural de cultivo e com adição de quantidades enormes de sal e açúcar. Por isso, ter condições de fazer seu próprio pão com farinha de grãos integrais, ingredientes orgânicos, usando pouco ou nenhum açúcar, é um achado. Sem contar que você só tem o trabalho de colocar os ingredientes na forma seguindo a seqüência do livro de receitas. A máquina faz o resto e o pão fica muito bom, cheiroso e macio.

Mas, o mais importante aqui não é a máquina de fazer pão, e sim o uso de recursos próprios para produzir o o alimento. No tempo da minha avó, os pães eram feitos em casa. Não havia manteiga ou margarina, assim, usava-se banha de porco com um pouco de sal. A carne era um alimento de final de semana ou de festa. As pessoas tinham hortas em casa, com itens como temperos, verduras, raízes e frutas (coisa que minha avó sempre manteve). As crianças brincavam na terra e subiam em árvores. Os adultos conversavam sossegadamente à varanda. Não existiam geladeiras, televisões e máquinas de lavar roupa. E as pessoas viviam.

Hoje, com tudo o que temos, sem precisar plantar e colher, não existe tempo para cozinhar e conversar com a família. Tudo é para ontem, o trabalho não pode esperar. 

Então, que tal parar um pouco? Não por tempo indeterminado, mas algum tempo todos os dias. Tempo esse para se dedicar à rotinas simples, como limpar e organizar um cômodo, fazer biscoitos, lavar a louça, produzir artesanato, brincar com os filhos (nada de vídeo game), dançar, entre outros. Tenho buscado incluir no meu dia alguma atividade simples. Hoje, fiz os biscoitos amanteigados que meu marido gosta (e o pão). No final de semana passado, fiz serviço de pintura no nosso quarto. Nas férias, vamos pintar a garagem e a casa por fora. E fico muito satisfeita de poder realizar esses serviços, já que são para quem amo e para o nosso lar.

Simplificar significa escolher. Escolher usar o tempo disponível para atividades que integram, fortalecem e ensinam.

Ser bem sucedido só está na decisão de enviar a mente para o lugar onde se encontra o coração.

 

Créditos pela foto: daisybush


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.