Muitas pessoas que gostariam de fazer compostagem em casa reclamam (com razão) dos preços dos kits disponíveis para venda. Afinal, os produtos que encontramos no mercado são feitos com caixas tipo contêiner da melhor qualidade. Isto é, não apresentam defeitos e duram muito, muito mesmo! Mas isso tem um custo, e nem todas as pessoas estão disposta a pagar, embora queiram tomar conta do próprio lixo.

Por isso, para ajudar essas pessoas, seguem três idéias de minhocário que podem ser feitos com um custo relativamente baixo. Para completar, basta comprar algumas minhocas em casas de pesca ou húmus de boa qualidade.

Minhocário usando caixas em polionda

As caixas de polionda são uma boa opção para orçamentos restritos. É possível encontrar modelos a partir de R$ 10,00 em papelarias e lojas de artigos para escritórios. Da mesma forma que as caixas dos modelos comuns (veja o artivo Minhocário doméstico – versão 2.0) duas caixas são furadas no fundo. O detalhe desse tipo de caixa é que a tampa da de baixo apoia a caixa de cima. Assim, os furos da caixa de cima precisam corresponder às aberturas da caixa de baixo. Para facilitar e garantir um maior suporte para a caixa de cima depois de cheia, o ideal é que se corte a tampa da caixa de baixo em quatro quadrados, como uma janela sem vidros. Os buracos (com cerca de 5mm) da caixa de cima precisam corresponder às aberturas da caixa de baixo. A tampa de cima recebe alguns furinhos pequenos para ajudar na aeração. Nesse modelo é imprescindível que a última caixa seja vedada. O ideal é usar essas massas plásticas automotivas nos quatro cantos da caixa. Como a caixa de polionda é aberta nas laterais, sem a vedação o chorume vai acabar vazando.

Minhocário usando gaveteiro de chão

Outra opção barata é usar um gaveteiro de chão escuro (como o da imagem) seguindo o mesmo sistema das três caixas. O modelo é prático e fácil de manusear. Basta furar as duas primeiras caixas com uma broca de 5mm (um furo a cada três centímetros) deixando uma borda de três centímetros em toda a volta. De forma opcional, pode-se colocar uma torneirinha na última caixa para coleta do chorume. Mas cuidado ao furar! Esse tipo de plástico costuma quebrar com facilidade. Apoie o fundo num pedaço de madeira antes de furar.

Minhocário em gaveteiro de mesa

Pouco espaço disponível? Fazer um minhocário em gaveteiro de mesa pode ser a solução. O ideal é que o material seja em cor escura. Mas se isso não for possível, pinte as caixas por fora usando um esmalte a base de água (atenção: não precisa pintar o fundo). Agora basta seguir o mesmo processo do modelo de chão, só que sem a torneirinha. Siga o mesmo cuidado ao furar.

Gostou das idéias? Então, mãos à obra! Para calcular a quantidade de minhocas que vai precisar veja o artigo Com quantas minhocas eu começo?. Para saber como manejar o minhocário veja o artigo Principais dúvidas sobre manejo do minhocário.

Se tiver dúvida para fazer o cálculo das minhocas, ou mesmo do dimensionamento do minhocário, escreva no espaço para comentários. Respondo o mais breve possível.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.