As festas estão chegando e com elas os típicos gastos de final de ano. Mesmo podendo presentear todas as pessoas que fizeram parte da sua vida, é preciso usar de muito bom senso para evitar gastos excessivos. Além disso, também é o momento de pensar nas contas que estarão adentrando com 2009, como o IPVA e o IPTU.

Apesar de pequenos, os descontos para pagamento único do IPVA e IPTU devem ser observados com carinho. Não só para pagar um valor menor, mas também evitar o comprometimento mensal desses valores. Isso vale para as compras de Natal. Quantas vezes já caímos na tentação de comprar parcelado em pequenas prestações? Observe que a parcela de cada compra pode ser pequena, mas e a soma de todas as pequenas parcelas?

Além disso, devemos lembrar que o Natal possui um significa mais profundo do que dar e receber presentes. É o momento de compartilhas nossas lições a família e amigos.

Então, para que possamos mudar nossa forma de ver o Natal, quero sugerir uma reflexão antes de iniciar as compras típicas da época:

Reflita sobre 2008 – suas conquistas, aprendizados, mudanças, oportunidades de melhorias – e escreva todas as situações que o deixaram feliz e todas aquelas que não lhe fizeram tão bem.

Agradeça por tudo que pôde aprender e melhorar este ano.

• Reflita sobre a sua missão pessoal. Caso ainda não a tenha escrito, é um bom momento para isso.

Pense nas pessoas que fazem parte da sua vida – aquelas que contribuem para o seu crescimento pessoal. Escreva um agradecimento para cada uma, com muito carinho e sinceridade.

Pense em como você quer ver a sua vida ao final de 2009 – trace objetivos pessoais, profissionais, familiares, acadêmicos, etc. Você pode incluir também objetivos de médio e longo prazo que terão início no próximo ano.

• Faça o seu plano de ação para 2009 – inclua o responsável, prazos e ações que serão necessárias para alcançar o objetivo.

• Faça seu planejamento financeiro pessoal para 2009 – considere todas as despesas fixas mensais (água, luz, telefone, condomínio, etc), os gastos esporádicos (vestuário, lazer, livros, etc), os compromissos periódicos (IPVA, IPTU, seguro do automóvel, seguro residencial, etc) e os valores que serão investidos nos novos objetivos.

• Faça o confronto entre receitas e despesas e observe a sua situação financeira estimada.

• Agora, com uma visão mais clara sobre você, agradecido pelo ano que passou, ciente de sua missão, conhecedor das pessoas que importam, com os objetivos definidos e situação financeira determinada, relacione as pessoas que você deseja presentear. Não porque é Natal, mas porque você deseja mostrar a elas o quanto são importantes na sua vida. Verifique quanto você pode gastar, sem comprometer o seu orçamento, e estabeleça valores máximos por pessoa. Aproveite o agradecimento que escreveu anteriormente e use junto ao presente. Faça os presentes terem um sentido.

Nas próximas postagens vou compartilhar algumas boas alternativas para presentear com equilíbrio financeiro e ecológico. Caso queira fazer alguma sugestão, entre em contato.

Créditos da foto: krisdecurtis


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.