Vinagre: produto de limpeza bom e barato

Fazer a limpeza da casa é um grande desafio ecológico. Muitas são as opções de produtos, poucas são as informações sobre seus impactos ao entrar em contato com água ou o meio ambiente. Felizmente, não precisamos fazer da dúvida uma constante durante as compras mensais.

Barato e eficaz, o vinagre que usamos para temperar aquela saladinha é um excelente produto para os mais diversos tipos de limpeza. Sua acidez é ideal para purificar e desinfetar, o que o torna ótimo tanto como alimento, como produto de limpeza.

Se você ainda não experimentou os benefícios do vinagre em sua casa, relaciono abaixo alguns usos muito interessantes. Para todos os casos, é melhor usar vinagre branco ou de maçã. Este último deixa um cheirinho muito agradável de cidra no ambiente.

Leia também: Porque parei de fazer produtos de limpeza caseiros

 

  1. Desinfetante – antes de dormir, despeje um copo de vinagre na bacia do sanitário, inclusive próximo ao assento. No dia seguinte a limpeza será muito fácil.
  2. Para limpar a geladeira – mesmo se o equipamento for frost-free, ás vezes é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, usar vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo.
  3. Limpar o ralo da pia – derrame um copo de vinagre no ralo e deixe agir por uma hora (não use a pia durante o período). Depois é só deixar a água correr durante algum tempo para limpar os resíduos. Repita de vez em quando.
  4. Como amaciante de roupas – ao invés de usar produtos químicos para amaciar as roupas, utilize meio copo de vinagre brando. O efeito é o mesmo, com um custo muito menor e sem agredir o meio ambiente.
  5. Para limpar ferramentas oxidadas – deixe as ferramentas embebidas em vinagre durante à noite e limpe com uma escova.
  6. Para limpar assoalhos revestidos com vinil – esfregue o piso usando partes iguais de água e vinagre. É ótimo para remover manchas.
  7. Na limpeza de janelas – coloque vinagre em algum frasco com pulverizador e use em todas as superfícies de vidro. Aplique e esfregue com uma flanela até secar. Os vidros ficam limpos, isentos de gorduras e sem manchas.
  8. Para limpar as lentes dos óculos – assim como limpa vidros e outras superfícies, o vinagre é ótimo para limpas as lentes dos óculos. Deixe as lentes mergulhadas em vinagre por algum tempo e depois seque.
  9. Para limpar microondas – coloque um copo de vinagre do microondas e deixe funcionar por três minutos. Deixe esfriar por meia hora e retire o copo. Agora é só passar um pano dentro do equipamento para remover as sujeiras mais difíceis.
  10. Limpar tapetes – Use uma parte de vinagre para uma parte de água. Umedeça uma vassoura na mistura e esfregue o tapete. Se tiver manchas, aplique vinagre sobre o local e deixe secar.
  11. Limpar sofás e estofados – Use uma parte de água e outra de vinagre. Umedeça levemente a escova na mistura e esfregue o sofá. Remove a poeira e deixa um cheiro agradável após secar.
  12. Limpar o triturador da pia – congele o vinagre em cubos e jogue no triturador em funcionamento. Deixe agir por uma hora antes de usar o equipamento.
  13. Eliminar cheiros desagradáveis – para remover odores desagradáveis em cômodos coloque uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O odor no ambiente estará melhor em poucas horas.
  14. Remover manchas nas roupas e clarear – adicione um copo de vinagre com um quarto de copo de bicarbonato de sódio ao molho das roupas. Limpa e descolore sem deixar as roupas ásperas.
  15. Limpar o limo do azulejo – use vinagre com bicarbonato e aplique com spray sobre a superfície seca. Deixe agir por uma hora, aplique mais um pouco de vinagre e esfregue com uma escovinha. Depois é só enxaguar.
  16. Limpar fungos de umidade em paredes – aplique o vinagre com o spray sobre a superfície e esfregue com uma vassoura ou escova. Deixe secar. Em geral os fungos somem depois que o vinagre seca. Aplique novamente caso necessário.
  17. Limpar armários – use uma parte de vinagre para uma parte de água com bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão. Aplique com um pano e espere secar. Também elimina o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável.

Você conhece outros usos para o vinagre? Então compartilhe conosco nos comentários.

Créditos pela foto: Lamees (L.Y.S) (cc by)

Referências

15 Uses for Incredibly Inexpensive White Vinegar

Baixe já o Manual de Limpeza Ecológica

manual_limpeza_capa

e descubra como limpar sua casa de forma saudável e sustentável.

privacy Valorizamos a sua privacidade

 

 

About The Author

Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • Michelle Rodrigues

    Desde que eu comecei a lavar meus tapetes e cortinas com a Lavanderia Alves, http://lavanderiaalves.com.br/, eu nunca mais me preocupei com essas coisas, deixo na mão deles e o serviço é muito bom. Recomendo

  • Para quem tem animais de estimação recomenda-se a limpeza a cada 6 meses devido as bactérias que podem transmitir doenças. Mais explicações sobre essa limpeza semetral está em: http://wrclean.com.br/servicos-de-limpeza/limpeza-de-sofa/

  • Miguel Sinkunas

    Se alguém tiver curiosidade em conhecer processos de limpeza sob uma ótica profissional, acesse o link:
    http://www.quiminac.com.br/site/entenda-melhor-processos-de-limpeza/

  • Lavagem A Seco de Sofá

    Adorei a dica de vcs , vou ate compartilhar no meu facebook, parabens . http://www.soscleanrj.com.br/

  • muito boa mesmo

  • nossa, dica maravilhosa

  • Era o que precisava saber.

  • Ótimo. Aguardo atualizações.

  • Carla

    Oi Elaine!
    Nao existe uma receita de sabão que não use ingredientes de origem animal?

    • Elaine Maria Costa

      Carla,

      As receitas de sabão caseiro funcionam bem também se substituir por óleos vegetais usados, como os de fritura, ou até óleos novos como o de oliva, que gera um sabão mais nobre e que pode ser usado para banho. Vou revisar as receitas para incluir essa observação.

  • Samara

    Meu sofá e sued como posso limpar?

    • Samara

      Olá meu sofá é sued como faço para limpar e deixar com cheiro agradável

  • Muita gente utiliza junto com o bicarbonato e obtém ótimos resultados.

  • A limp Estofados vem Conquistando cada vez mais espaço
    no mercado , devido ao seu trabalho de qualidade e pontualidade e acima de tudo respeito aos nossos clientes.
    *limpeza de Sofá lavagem de Carpete
    *limpeza de Colchão , cama box
    * higienização interna de Veículos
    * impermeabilização de Estofados
    *lavagem de estofados em geral
    Atendemos a Domicílio com agendamento de horario
    devido a grande demanda .

    Contatos : Tel 11 3901 0062 – whatsp 941375694 vivo
    976675730 claro – 978022003 tim
    http://www.jmsestofados.com.br

  • Pingback: digitalromanceinc.zendesk.com()

  • Ana Paula

    Boa noite,

    Gostei muito das dicas, mas gostaria de saber se posso limpar meu sofá com ele e será q vai tirar o cheiro de cachorro?
    Posso usar como cloro no chão também?

    Obriga.

    • Elaine Maria Costa

      Olá, Ana. Td bem?

      Dilua o vinagre em água com um pouco de álcool para evaporar logo e use com uma escova de roupas, sem deixar molhar muito. Passe em todo o sofá num único sentido. Vc vai gostar o resultado.

      Sobre usar no chão, com toda certeza! Só em casos de pisos com limo é preciso deixar de molho. No mais, o vinagre de maçã é ótimo e não deixa cheiro depois que seca.

      Abraços//

  • Keila Adriana

    Adorei as dicas mas gostaria de saber se o vinagre pode ser usado também em cadeiras forradas com napa pois elas ficam manchadas pela ação do tempo e se pode ser usado em napa colorida. Obrigado.

    • Elaine Maria Costa

      Keila,

      O segredo é não deixar molhar. Para isso, use vinagre diluído em água com um pouco de álcool, molhe a escova e remova todo o excesso do líquido antes de usar.

      Abraços//

  • elizabete

    Vinagre de álcool branco para renovar, amaciar e tirar o mofo de produtos de couro, como bolsas, cintos, calçados, jaquetas, etc… Fica como novo e mofa muito menos!

  • andreia

    qual vinagre devo usar?

    • Elaine Maria Costa

      Andreia,

      Para limpeza pesada pode ser o de álcool sem cor. Para limpar estofados é melhor usar o de maçã.

      Abraços//

  • susana oestmann

    Eu confirmo todas as informações, já usei todas, é ótimo mesmo. Excelente dica.

    Estou querendo fazer um minhocario dentro de uma caixa d’água rachada. Alguem tem alguma sugestão ?
    Elaine, moro aqui em vargem grande paulista, perto de vc… Estou precisando de várias dicas para ser mais ecologicamente correta. Espaço não me falta. Posso abusar dos seus conhecimentos ?

    • Elaine Maria Costa

      Olá, Susana.

      Onde vc está pensando em deixar o minhocário? Em que parte está rachada a caixa? Ela é de quantos litros? Essa é uma ótima opção, mas é preciso de alguns cuidados pois o manuseio fica mais difícil. Sem contar o chorume, que precisa ter uma saída para não apodrecer.

      Abraços//

  • Isa

    Limpar mofo! Tenho uma necessaire que mofou, eu passei vinagre e tirou tudinho! 🙂

  • Muito Interessante…Ótimo artigo

  • tati

    nossa estava precisando muito das dicas obrigada!

  • Pingback: Vinagre: produto de limpeza bom e barato | Blog da CALL()

  • Kk Neves

    Então, o vinagre é mesmo mto versátil, para tirar a “murrinha” dos meus cães, qdo não é possível lhes dar banho, eu uso uma mistura de 1/3 copo de vinagre, para 1/3 copo de álcool e 2 copos de água, borrifo nos bichos e os escovo. Enqto o vinagre limpa o álcool ajuda na evaporação do líquido, eles ficam secos rapidamente e o mal cheiro acaba.

    • Elaine Costa

      Oi, Kk!

      Ótima dica! Vou usar com os meus. Muito obrigada por compartilhar.

      Bjs//

  • Keka

    Gostei das dicas, vou experimentar. bjs

  • Marcelo Paz

    Parabens Elaine,
    Excelentes dicas permaculturais.
    Em nossa casa temos uma pequena estufa onde plantamos algumas mudas de tomate, pimenta, coentro, que ja estao dando frutos.
    Possuimos tambem uma pequena composteira de chão, que ja deu excelentes resultados,em nosso quintal temos cupuaçu, graviola, maracuja,açai, onde as palhas do açai vao direto para a compostagem, moramos em Benjamin Constant-AM. Sou gestor Ambiental e fiz um curso de permacultura em Manaus.
    Um grande Abraço.

    • Elaine Costa

      Olá, Marcelo!

      Mas que inveja! Meu sonho de consumo é ter um quintal assim.

      Parabéns e que sua plantação sempre dê bons frutos.

      Abraços//

      Elaine

  • Odorei esta postagem! há anos queria uma dica ecologicamente correta pra limpar minha casa. Muito Obrigado!