Fazer a limpeza da casa é um grande desafio ecológico. Muitas são as opções de produtos, poucas são as informações sobre seus impactos ao entrar em contato com água ou o meio ambiente. Felizmente, não precisamos fazer da dúvida uma constante durante as compras mensais.

Barato e eficaz, o vinagre que usamos para temperar aquela saladinha é um excelente produto para os mais diversos tipos de limpeza. Sua acidez é ideal para purificar e desinfetar, o que o torna ótimo tanto como alimento, como produto de limpeza.

Se você ainda não experimentou os benefícios do vinagre em sua casa, relaciono abaixo alguns usos muito interessantes. Para todos os casos, é melhor usar vinagre branco ou de maçã. Este último deixa um cheirinho muito agradável de cidra no ambiente.

 >>> COMO FAZER COMPOSTAGEM DOMÉSTICA SEM MINHOCAS PASSO-A-PASSO: CONFIRA!

  1. Desinfetante – antes de dormir, despeje um copo de vinagre na bacia do sanitário, inclusive próximo ao assento. No dia seguinte a limpeza será muito fácil.
  2. Para limpar a geladeira – mesmo se o equipamento for frost-free, ás vezes é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, usar vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo.
  3. Limpar o ralo da pia – derrame um copo de vinagre no ralo e deixe agir por uma hora (não use a pia durante o período). Depois é só deixar a água correr durante algum tempo para limpar os resíduos. Repita de vez em quando.
  4. Como amaciante de roupas – ao invés de usar produtos químicos para amaciar as roupas, utilize meio copo de vinagre brando. O efeito é o mesmo, com um custo muito menor e sem agredir o meio ambiente.
  5. Para limpar ferramentas oxidadas – deixe as ferramentas embebidas em vinagre durante à noite e limpe com uma escova.
  6. Para limpar assoalhos revestidos com vinil – esfregue o piso usando partes iguais de água e vinagre. É ótimo para remover manchas.
  7. Na limpeza de janelas – coloque vinagre em algum frasco com pulverizador e use em todas as superfícies de vidro. Aplique e esfregue com uma flanela até secar. Os vidros ficam limpos, isentos de gorduras e sem manchas.
  8. Para limpar as lentes dos óculos – assim como limpa vidros e outras superfícies, o vinagre é ótimo para limpas as lentes dos óculos. Deixe as lentes mergulhadas em vinagre por algum tempo e depois seque.
  9. Para limpar microondas – coloque um copo de vinagre do microondas e deixe funcionar por três minutos. Deixe esfriar por meia hora e retire o copo. Agora é só passar um pano dentro do equipamento para remover as sujeiras mais difíceis.
  10. Limpar tapetes – Use uma parte de vinagre para uma parte de água. Umedeça uma vassoura na mistura e esfregue o tapete. Se tiver manchas, aplique vinagre sobre o local e deixe secar.
  11. Limpar sofás e estofados – Use uma parte de água e outra de vinagre. Umedeça levemente a escova na mistura e esfregue o sofá. Remove a poeira e deixa um cheiro agradável após secar.
  12. Limpar o triturador da pia – congele o vinagre em cubos e jogue no triturador em funcionamento. Deixe agir por uma hora antes de usar o equipamento.
  13. Eliminar cheiros desagradáveis – para remover odores desagradáveis em cômodos coloque uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O odor no ambiente estará melhor em poucas horas.
  14. Remover manchas nas roupas e clarear – adicione um copo de vinagre com um quarto de copo de bicarbonato de sódio ao molho das roupas. Limpa e descolore sem deixar as roupas ásperas.
  15. Limpar o limo do azulejo – use vinagre com bicarbonato e aplique com spray sobre a superfície seca. Deixe agir por uma hora, aplique mais um pouco de vinagre e esfregue com uma escovinha. Depois é só enxaguar.
  16. Limpar fungos de umidade em paredes – aplique o vinagre com o spray sobre a superfície e esfregue com uma vassoura ou escova. Deixe secar. Em geral os fungos somem depois que o vinagre seca. Aplique novamente caso necessário.
  17. Limpar armários – use uma parte de vinagre para uma parte de água com bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão. Aplique com um pano e espere secar. Também elimina o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável.

Você conhece outros usos para o vinagre? Então compartilhe conosco nos comentários.

Créditos pela foto: Lamees (L.Y.S) (cc by)

Referências

15 Uses for Incredibly Inexpensive White Vinegar

Baixe já o Manual de Limpeza Ecológica

manual_limpeza_capa

e descubra como limpar sua casa de forma saudável e sustentável.

privacy Valorizamos a sua privacidade

 

 


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.