Le Lion de Veilhan

2010 avançam em grande velocidade e o leão já bate à porta com algumas novidades. Agora, quem paga pensão alimentícia deverá indicar quem é o beneficiário, assim como as despesas médicas, que deverão ter indicado o usuário. Para quem já declara corretamente, é só um trabalho a mais. Já para quem costuma usar de criatividade…

Cabe ressaltar que a multa para fraude é pesada. Se a Receita constatar, o contribuinte paga multa de 75% do valor da restituição. Se a fraude for comprovada, a multa sobe para 150% do montante.

Outro ponto importante são os investimentos em renda variável. A Receita pode dar atenção especial a esse item, principalmente em montantes significativos. Por isso, verifique se nas suas operações houve necessidade de pagar o IR e regularize a situação.

Apesar de ser um absurdo a quantidade de impostos que pagamos, só podemos cobrar honestidade de nosso Governo se formos honestos. Para deixarmos de trabalhar quase cinco meses do ano só para pagar impostos ,o único caminho é  a reforma tributária.

Dito isto, você já pensou na disparidade entre as cobranças do contribuinte para as cobranças do Governo? Enquanto o contribuinte não pode dar um passo em falso, o monitoramento da corrupção no País não só é fraco, como também parcial.

Se gastamos mais do que ganhamos, precisamos reduzir nossas despesas e aprender a gastar com sabedoria. Então porque aceitamos que o Governo, quando gasta mais do que ganha, aumente a arrecadação? Ou que não informe seus gastos com a transparência que exige de nós?

Por essa razão, 2010 deve ser o ano em que mostraremos ter aprendido a votar e a cobrar. Se cada um de nós, através do trabalho diário, faz sua parte no desenvolvimento do País, só podemos exigir o mesmo de nossos governantes.

Pode parecer, mas não é cedo para falar das eleições. Temos muito para considerar! Nossas escolhas não só fazem a diferença no mundo como também o tornam mais sustentável. E ser sustentável é escolher representantes comprometidos com um futuro além de seu mandato.

Afinal, queremos que nosso futuro esteja além dos próximos quatro anos…

Créditos pela foto: daqui


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.