Hoje é um dia que pede muita reflexão sobre como está a nossa sustentabilidade. O que temos feito para reduzir nossa pegada no mundo? O que temos aprendido sobre consumo x necessidade? Como está a questão da parcimônia na nossa vida? Quais são os nossos objetivos que estão além do desejo de comprar?

Todas essas questões são importantes para a nossa sustentabilidade. Por meio delas podemos verificar o quanto estamos dependentes do consumo para nos manifestar nessa vida. Dependentes talvez de forma tão profunda que seja quase impossível admitir.

O uso dos recursos naturais sempre fez parte da vida do ser humano. Mas, com a evolução das sociedades, essa necessidade transformou-se de forma muito perigosa. Quantas pessoas conhecemos que substituem o lazer pelas compras? E aquelas que usam todo o tempo disponível para acumular riquezas, ficando sem tempo para si e a família?

Nesse Dia da Terra vamos refletir sobre nossa relação com o consumo, buscando entender que precisamos satisfazer nossas necessidades sem comprometer a satisfação das necessidades das futuras gerações.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.