beauty ~ only skin deep?

A acne é um problema de pele que representa cerca de 14% das consultas dermatológicas no Brasil, sendo que a incidência da dermatose representa 51% das queixas das mulheres entre 20 e 29 anos. Se você também sofre com esse problema, entre os tratamentos tradicionais vale a pena inserir algumas receitas naturais contra espinhas. Tive algumas alterações na rotina que resultaram num “surto” de espinhas no começo do ano. Desesperada, pensei em me render àqueles medicamentos fortes, mas fiquei com medo dos efeitos colaterais. Assim, foi a união de duas esfoliações semanais com açúcar e mel, máscara de argila uma vez por semana e uma máscara natural que começaram a fazer a diferença. Associado a muita água, chá verde e uma alimentação mais leve realmente tive uma melhora significativa. Ainda não está como eu gostaria, mas estou feliz de ter optado por algo mais natural. Assim, abaixo relaciono três receitas ótimas extraídas do livro Guia de Beleza Natural de Flávia Lippi.

Creme de amoras contra espinhas

  • Ingredientes: 1/2 xícara de amoras maduras e leite (soja, vaca ou cabra)
  • Como fazer: cozinhe as amoras no leite po 10 minutos. Deixe amornar e então cubra o rosto com gaze, colocando por cima a papa de amoras. Deixe agir por 15 minutos e retire com água fria.

Máscara de alecrim e salsinha

  • Ingredientes: 1 maço de salsinha e 2 colheres (sopa) de extrato de alecrim
  • Como fazer: amasse bem a salsinha e acrescente o extrato de alecrim. Cubra o rosto limpo com gaze e aplique a mistura. Deixe agir por 30 minutos e lave o rosto com água e sabonete neutro.

Máscara aiurvédica

  • Ingredientes: 6 ameixas e 1 colher (chá) de óleo de amêndoa
  • Como fazer: ferva as ameixas, triture-as e misture com o óleo de amêndoa até formar uma pasta. Aplique uma camada fina no rosto, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Créditos pela foto: sunshinecity


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.