hgImage

Um sistema de captação e conversão de energia solar em energia elétrica pode não ser mais sinônimo de grandes painéis de células fotovoltaicas. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia usaram nanoestruturas de óxido de zinco em fibras óticas revestidas de tinta sensibilizada de materiais solares para desenvolver um sistema fotovoltaico em três dimensões.

Com essa tecnologia, os geradores fotovoltaicos serão mais flexíveis e móveis. É um sistema mais barato que o tradicional, embora sua taxa de conversão seja menor. Para compensar esse fator é preciso aumentar a área de superfície disponível para conversão da luz.

Para ler o artigo completo acesse http://cleantechnica.com/2009/11/03/scientists-make-foldable-3d-solar-cells-around-an-optical-fibre/

Créditos pela foto: Georgia Institute of Technology


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.