Equilíbrio: fundamental em tudo na vida
Equilíbrio: fundamental em tudo na vida

Segundo o Relatório Brundtland, desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades“. Ou seja, busca manter as condições necessárias para que as futuras gerações tenham acesso aos mesmos recursos que nós temos hoje. E isso não é tarefa fácil.

Se analisarmos com cuidado a questão da sustentabilidade, vamos perceber que ela se relaciona diretamente com a capacidade de uma nação (ou pessoa) aceitar certos limites naturais. Não se pode consumir mais do que a natureza é capaz de renovar esperando que isso nunca se reflita para nossos filhos. Também não se deve consumir um recurso não-renovável a uma taxa superior à sua taxa de esgotamento, sem planejar a substituição desse recurso. Isso tornaria a sociedade vulnerável a interesses puramente mercantilistas.

O interessante é que esse quadro também se aplica a uma outra área da nossa vida, que muitas vezes não queremos olhar: a nossa situação financeira.

Assim como acontece com os recursos renováveis, se gastamos mais do que temos, criamos um abismo de dívidas que cresce com o passar do tempo. Essas dívidas acabam minando recursos que seriam direcionados para outras áreas, como a moradia própria, a educação e os investimentos pessoais. Por isso, gastar menos do que se ganha e poupar é um atitude que ajuda a garantir nossa sustentabilidade financeira.

Pensando nisso, e para comemorar o centésimo post do Mais Com Menos, com mais de 40.000 acesso desde setembro/2008, vamos presentear um leitor com o livro “Vamos Falar de Dinheiro”, escrito pelo Conrado Navarro do Dinheirama.com. Com uma linguagem acessível ensina desde organizar as finanças, criar um planejamento financeiro e aprender a escolher entre alternativas de investimentos, sem aquele monte de termos técnicos em “economês”. Uma ótima leitura para manter nossas finanças saudáveis.

Para participar da promoção e concorrer ao livro, basta responder à pergunta abaixo no campo de comentários deste post:

=> Na sua opinião, como a adoção de hábitos sustentáveis ajuda no controle do orçamento doméstico?

O autor/autora da melhor resposta, que será escolhida pelo Conrado e por mim, vai receber o livro em casa com uma dedicatória especial do autor. O prazo para participar vai até 21/08/09.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre orçamento doméstico, indico três posts maravilhosos do Dinheirama.com que vão ajudar a entender mais sobre esse bicho:

Planejamento financeiro, que bicho é esse?

Planejamento financeiro: instrumento de equilíbrio e liberdade

Vamos falar de dinheiro?

Participe! Juntos podemos fazer do mundo um lugar melhor para nós e as futuras gerações.

Créditos pela foto: FreeCat


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.