Após uma semana de castigo (#internet #fail), vou começar falando da campanha da Prefeitura de São Paulo sobre abandono de animais! Para quem não viu, segue abaixo:

Esse é o conceito. Nossos amigos peludos não são objetos que podem ser descartados porque não atendem nossas espectativas. Eles são seres únicos, amorosos, fiéis, e precisam de nosso comprometimento e dedicação. Assumir o compromisso de integrá-los à nossa vida precisa de uma avaliação sincera antes de trazer um amiguinho para casa. Basicamente, precisamos verificar quatro aspectos (considerando minha experiência com cachorros e porquinhos-da-índia):

1. Você ou alguém na sua casa tem tempo para se dedicar ao novo integrante? Cada animal tem uma necessidade que deve ser conhecida e avaliada antes da adoção.  Cachorros precisam de atividades que os façam gastar sua energia. O mais indicado é caminhada, mas quando não há tempo é possível optar por jogos com bolinhas, brinquedos de borracha ou um cabo de guerra (nesse sou eu quem fico cansada). Já os porquinhos-da-índia são incrivelmente sociáveis e adoram passear pela casa. Minha Suzy adora brincar de esconder e quando ficam0s algum tempo sem dar atenção, ela vem até nossos pés e dá mordidinhas; ela quer que corramos atrás dela.

2. Quanto você pode gastar com o novo amiguinho? Não só de ração vivem os cachorros, como também de petiscos (ajudam no adestramento), artigos para higiene, roupinhas para o frio, casinhas, brinquedos, ossos, vacinas, veterinário, tosa, ufa!!! Pensou que era mole? Para dar um condição confortável ao peludo é sempre necessário algum investimento. Mas a alegria e carinho deles compensa, disso você pode estar certo.

3. Existe um local adequado para ele na sua casa? Seja qual for o bicho, ele precisa de um espaço e isse tem que ser definido. Quando menor o espaço, no caso dos cães, mais necessidade de realizar atividades ao ar livre, como as caminhadas e os jogos. Mas, mesmo com um quintal grande, levar o cachorro para passear é muito importante pois ajuda em sua socialização e a aprender o caminho de casa. Assim, ele saberá voltar caso fuja ou se perca.

4. Quais serão os limites? Seja ficando dentro de casa ou no quintal, não é da noite para o dia que eles aprendem seus limites. Só com muita paciência e adestramento eles se acostumam à rotina da casa, inclusive onde pode e onde não pode fazer suas necessidades. Mas você está preparado para alguns xixis e cocôs fora de lugar?

Ter um amigo peludo é uma grande responsabilidade, tanto para com o bicho quando para com a sociedade. Em alguns casos, é recomendado investir em adestramento. Assim é mais fácil identificar comportamentos nocivos e tratá-los, como cães que latem demais ou são agressivos, gatos que se lambem compulsivamente, porquinhos-da-índia que estão estressados, e outros. Contratei uma adestradora pelo Cão Cidadão para ajudar a diminuir a ansiedade do meu cachorro, que por necessidade de se mostrar para visitas latia sem parar. Com algumas atitudes simples, agora ele só late quando tem motivo e não mais se desespera quando chega alguém. O método da Cão Cidadão é excelente e dá resultados muito rápido.

Enfim, se você quer conquistar um amigo peludo, conheça o site do PROBEM do CCZ São Paulo. Tem vários cães e gatos fofos precisando de um lar e muito carinho. Mas se você optar por comprar um animal de estimação, tenha mais critério ainda. Não é porque você pagou que ele passa a ser um objeto qualquer. Lembre-se: eles não pediram para ser criados em cativeiro ou para serem comprados. Como não acredito que possamos comprar a amizade de alguém, prefiro adotar.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.