O livro Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana, apresenta uma forma de analisar nossas residências segundo um projeto de permacultura por zoneamento. Numeradas de 0 a 5, as zonas são como círculos concêntricos que se movem do ponto central para fora, sendo 0 a casa ou um núcleo de casas e 5 a área que não sofre intervenção humana.

“A permacultura trata da conservação de energia, a sua e a energia renovável. Então, faz sentido planejar o projeto de acordo com o número de vezes que você utiliza os elementos, e com que frequência necessita trabalhar neles.” (citação retirada do livro)

Porque consumir alimentos orgânicos

Tirando a questão da praticidade, os alimentos convencionais beneficiam mais aos que produzem do que aos que os consomem. Além de apresentarem um deficit nutricional, os alimentos cultivados da forma convencional recebem pesticidas que não matam só as pragas, como também as borboletas, pássaros e outros animais essenciais para o equilíbrio do meio ambiente.

“Consumindo produtos industrializados, além de prejudicarmos a nossa saúde, nós contribuímos para enriquecer ainda mais um número reduzido de indivíduos que estão por trás das grandes industriais alimentícias, visando apenas lucro.” (citação retirada do livro)

Alimentos orgânicos são mais saborosos, cheirosos, nutritivos, cheios de vida (experimente!). Seu cultivo não prejudica a terra ou a água e nem causa doenças aos agricultores.

Natureza próximo da casa

Pequenos jardins podem ser um excelente começo, seguidos pelo planejamento das estruturas permanentes. Essas estruturas deverão servir para economizar energia, tempo e dinheiro, participando da rotina da casa. Composteiras para os restos de comida reduzem desperdícios e alimentam as minhocas que vão produzir o humus, um adubo orgânico de alta qualidade. O humus nutre a terra e ajuda no desenvolvimento das plantas, assim como o chorume gerado pela decomposição dos alimentos trata as folhas infectadas por fungos.

Formas e padrões

O livro ensina a observar as formas e padrões da natureza para tornar os jardins mais práticos e eficientes. Também orienta na escolha correta de vasos segundo o tipo de planta escolhida. Outro ponto interessante é um modelo de jardim que pode ser cultivado em 1 metro x 1 metro e que fornece legumes de alta qualidade para uma pessoa todos os dias.

Conclusão

A principal questão em relação ao meio ambiente hoje não é a falta de recursos, e sim seu uso desordenado e muitas vezes desnecessário. O livro Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana nos remete a uma reflexão sobre como é bom e saudável viver com simplicidade, escolhendo plantar ao invés de comprar. Eu e meu marido adoramos a sugestão do jardim de 1m x 1m e já estamos preparando o canteiro para as sementes. Assim, recomendo muito a leitura e aplicação dos conhecimentos contidos no livro.

Compre na Livraria Cultura.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.