Você já parou para pensar sobre como nossa economia está estruturada? Basicamente, todo o crescimento econômico depende de uma só coisa: vender. Ou seja, é necessário que os consumidores comprem incessantemente, mesmo que não precisem. E como os recursos para compras são limitados, usa-se o crédito como meio para antecipar a renda futura. Assim, alguém sempre estará devendo.

Nesse contexto, quero compartilhar o artigo “Do jeito que está, não dá para ficar“, da Revista Superinteressante (disponível no Planeta Sustentável), que apresenta uma entrevista com Tim Jackson, matemático e filósofo inglês. Destaco abaixo os pontos que considerei mais interessantes:

“A crise financeira é um exemplo e um grande alerta. Ela demonstra que ainda não sabemos como lidar com a economia. A única maneira com que fazemos a economia funcionar é estimular cada vez mais consumidores a gastar com coisas de que eles realmente não precisam, o que compromete os recursos naturais e polui o ambiente.”

“O crescimento (mundial) é claramente necessário por várias décadas ainda na maioria dos países em desenvolvimento, mas o ambiente de negócios atual, que acredita que o crescimento econômico deve ser 10 vezes maior até 2100, não tem credibilidade em termos ecológicos.”

“Não podemos acreditar num sistema de aceleração de consumo com o aumento de dívidas. Poderíamos também buscar mais equilíbrio entre consumo e investimento, mais flexibilidade no mercado de trabalho para facilitar o pleno emprego sem a necessidade de contínuo crescimento.”

Apesar de desconhecermos como seria um modelo econômico baseado em outros aspectos que não o consumo, fica evidente a necessidade de mudanças. Estamos baseando toda a nossa vida no hábito de consumir. E consumir alguma coisa dá a entender que essa coisa, algum dia, deixará de existir ou de cumprir com seu propósito. Perecerá. Cabe ressaltar que, assim como as coisas, as pessoas também podem ser encaradas por esse ponto de vista, já que os relacionamentos humanos nunca foram tão superficiais como hoje.

Aos consumidores, Tim Jackson apresenta uma lista de atitudes que, se adotadas, vão criar um impacto muito positivo na sociedade. São ações baseadas mais do SER do que no FAZER, mais na avaliação dos meios do que na obsessão pelos fins:

  • Compre com moderação 
  • Dedique-se a ações comunitárias 
  • Escolha bem os produtos 
  • Selecione o fabricante 
  • Use o transporte coletivo e caminhe 

São ações simples, mas que provocam mudanças significativas no dia-a-dia. Por isso, sugiro que adote uma de cada vez e, em breve, terá internalizado todas. Para acessar a relação completa, clique aqui.

Créditos pela foto: Daquella manera


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.