Dando continuidade às tarefas do desafio 21 dias, a 4° tarefa sugere que escrevamos o que aprendemos sobre blogs em 2008. Como eu comecei em 2008, tive que aprender muita coisa.

Primeiro, eu precisei aprender sobre como criar um blog. Minha única experiência com o assunto tinha sido quando tentei usar o blogger da primeira vez, um ano antes. Não sabia como fazer, qual ferramenta usar. Nessa etapa, aprendi muito lendo o Blosque.com. Aprendi que, dependendo dos objetivos do blog, é melhor ter um endereço próprio. Assim, resolvi registrar um domínio e assinei uma plano de hospedagem em linux. 

Segundo, após decidir que teria um endereço próprio e instalar o WordPress no servidor, precisei aprender sobre template. Não só procurar as alternativas disponíveis gratuitamente, mas também encontrar modelos mais exclusivos e diferenciados. Por fim, cheguei até o Visionary Theme e me apaixonei.

Terceiro, após decidir o template, precisei aprender sobre CSS, PHP e outras linguagens. Li muito sobre o assunto em sites especializados e até me matriculei em cursos à distância, como do becomeablogger.com. Agora até consigo escrever uma linha aqui, outra acolá.

Quarto, enquanto aprendi sobre linguagens, também aprendi sobre plugins. Conheci vários tipos e seus usos, testei alguns e fiz minhas opções. Escolhi plugins para otimização do site, para tags e auto tags, para o formulário de contatos, e outros.

Quinto, também aprendi sobre widgets e como usá-los. Iseri alguns, mudei a localização, fiz vários testes e percebi como é importante manter uma certa mobilidade no site.

Por fim, aprendi muito sobre blogs em 2008 e, enquanto aprendia, percebi que tenho muito mais a descobrir. Assim, tenho certeza que 2009 será outro ano de intensa aprendizagem.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.