A terceira tarefa do desafio 21 dias tratou-se de avaliar a usabilidade dos blogs. Bem, mas o que seria essa tal de usabilidade? Estudando um pouco, pude chegar a seguinte conclusão: usabilidade é o quanto uma coisa é fácil para ser usada pelo interessado, seja um produto, serviço, um site de e-commerce ou um blog. Quanto mais fácil e rápido o usuário encontrar o que deseja, maior é a chance dele gostar e, para o caso dos sites, voltar.

Assim, passei à parte prática da tarefa: fazer uma análise de usabilidade do Mais Com Menos.

De cara senti uma coisa fundamental faltando: a página ou ícone HOME. Sem ela, quem conhece pouco sobre navegação fica perdido, o que certamente vai gerar a desistência do usuário. Por isso, estou pesquisando para inserir esse atalho o mais breve possível.

Outra observação que fiz é o fato de boa parte do blog estar em inglês. Eu gostei muito desse novo template mas não tem o arquivo de idioma em português. Espero solucionar o problema logo.

Por fim, eu estou bem satisfeita com o template novo. Acho que facilita bastante a visualização do conteúdo, pois mostra em torno de oito posts na mesma página pelo critério de mais acessados. Além disso, o desing é limpo e aconchegante.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.