Porque parei de fazer produtos de limpeza caseiros

Era mais um sábado como outro e eu precisava com urgência fazer o sabão para lavar minhas roupas. Já tinha semanas que usada apenas o sabão de coco ralado, mas ele deixa muitos resíduos na roupa.

Precisava fazer a receitinha para produzir o sabão líquido, que é muito melhor para usar na máquina. Então, logo cedo, separei os ingredientes e fui para o fogão, pronta para brincar de química básica. Uma rotina que sempre repeti duas vezes ao mês.

Ocorre que a falta de tempo começou a ser um grande entrave para mim. Mesmo a receita não sendo tão complexa, essa rotina começou a exigir um tempo que não tenho mais, principalmente após o nascimento da minha filha.

E confesso: muitas vezes acabei usando um sabão líquido tradicional para lavar a nossa roupa.

Mas credito que esse é um problema que muitas mulheres (e homens também) sentem na pele. Queremos usar produtos de limpeza menos agressivos e mais ecológicos, queremos fazer a nossa parte, mas isso nem sempre é fácil.

Então uma coisa muito interessante aconteceu comigo a mais ou menos um mês e meio. Uma pessoa entrou em contato para apresentar alguns produtos de limpeza que dizia ser realmente ecológicos.

“Hummm, será mesmo?” pensei.

Sou muito cética com esse assunto. Sempre leio os rótulos e já testei vários tipos de produtos de limpeza ecológicos. E minha experiência mostra que:

  • Os produtos funcionam mas não são realmente ecológicos;
  • Os produtos são ecológicos (e caros) mas deixam um pouco a desejar.

Mas sou uma otimista também. Então agendamos uma reunião. E o Ricardo, que é um representante da empresa, me apresentou toda a linha de produtos.

Descobri que essa linha usa basicamente óleo de coco e de babaçu, que têm sua capacidade de limpeza potencializados através de inovação e tecnologia. Isso se reflete em produtos de limpeza leves, com um aroma maravilhosamente natural, com alto poder de limpeza, econômicos, e biodegradáveis, ou seja, que não poluem o meio ambiente.

Bom demais para ser verdade? Bem, foi isso que pensei. Então decidi testar.

Já usei outros produtos ecológicos, alguns até com certificação, mas os resultados nunca foram realmente satisfatórios.

Assim, comprei a linha para lavagem ecológica de roupas (sabão em pó, alvejante e pré-lavagem), o produto de limpeza multiuso e os frascos para diluição (o produto é muito concentrado e precisa ser diluído conforme a aplicação).

Decidi testar primeiro a linha para roupas. Escolhi usar nas roupas da minha filha, que têm ficado cada vez mais sujas. E também porque o produto é predominantemente natural, o que ajuda a evitar alergias em crianças.

Para meio tanquinho usei apenas uma medida do sabão, que é um volume muito pequeno. Fiquei tentada a colocar mais, mas resisti.

colher_medida

É ou não é uma medida pequenina?

Ao ligar o tanquinho, tive uma surpresa: o sabão espumou normalmente. E ao terminar o ciclo de lavagem, percebi que a sujeira realmente se desprendeu da roupa. Como de praxe, não coloquei amaciante. Mas as roupas saíram com um cheiro suave e delicioso de limpeza. Também não encontrei dificuldades para passar essa roupa. O amaciante não fez nenhuma falta dessa vez.

Assim, estou apaixonada. Troquei de vez os produtos tradicionais e também me libertei da rotina de preparação dos produtos ecológicos.

E também adorei a simplicidade que essa linha me trouxe. Aqui falei principalmente da lavagem ecológica das roupas, mas em breve vou contar minha experiência com o limpador multiuso. Descobri que um só produto dá conta (com folga) de toda a limpeza da casa.

Quer saber mais sobre os produtos de limpeza ecológicos? Então clique aqui.

About The Author

Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • Vladimir Stolzenberg Torres

    Confesso que me decepcionei contigo! Fazer propaganda dos produtos da Amway? Francamente!

    • É uma pena que pense assim. Estou usando os produtos conforme conto no artigo e tenho gostado muito. Assim, o que conto está baseado na minha experiência com eles.

  • Lavagem A Seco de Sofá

    Adorei o post esta de Parabens. http://www.soscleanrj.com.br/