Verão é a estação que muita gente adora. Afinal, é sinônimo de sol, calor, praia, férias, etc. É uma delícia para quem espera viajar e, mesmo para quem vai trabalhar a estação toda (meu caso), o acordar com um sol maravilhoso é uma motivação extra.

Mas esse calor todo não é muito bom para nossos bichinhos, e pior ainda para as minhocas. Embora a produtividade do minhocário fique em alta, o equilíbrio dos fatores é fundamental para garantir a saúde do minhocário. Assim, veja as dicas abaixo do que fazer para manter seu minhocário em plena atividade e sem problemas:

1. Não deixe o minhocário em local com incidência direta do sol. Prefira um local à sombra para que não haja um excessivo aquecimento do ambiente.

2. Embora o calor ajude na evaporação de líquidos, não deixe a composteira onde possa haver água sobre ela. Como já comentado aqui, o excesso de água deixa o composto úmido e sem aeração, isto é, se torna como um lamaçal e as minhocas morrem afogadas.

3. Como você tem usado o chorume? Como ocorre maior evaporação nessa época, é importante retirar o chorume semanalmente. O excesso de evaporação também deixa o composto muito úmido e dificulta a compostagem. A umidade dos alimentos inseridos no minhocário já é suficiente para manter o composto com a umidade correta.

4. Cubra bem os alimentos com a serragem. Isso ajuda a controlar o excesso de mosquinhas na composteira. O ideal é não deixar brechas por onde elas possam passar. Você pode usar também algumas gotas de óleo de citronela dissolvida em água. Coloque num recipiente com spray e aplique sobre o composto e na tampa. Isso também espanta as mosquinhas é não faz mal para as minhocas. Atenção para as cascas de banana. Elas naturalmente tem essas mosquinhas e, por isso, precisam ser muito bem cobertas.

5. Coloque o mínimo possível de alimentos cozidos. Como está calor, a decomposição desses itens é mais rápida e pode dar mal cheiro. Se a sua casa gera muitos resíduos de alimentos cozidos, veja aqui algumas dicas para agir sobre o problema.

Lembre-se de lavar as caixas de composto sempre que separar o húmus. Lave também a caixa do chorume. Isso diminui o problema com as mosquinhas e evita o aparecimento de outros bichos.

Image: dan / FreeDigitalPhotos.net


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.