A revista Info de julho/11 traz uma matéria muito interessante sobre uma tinta inovadora que pode ajudar na luta contra a poluição nas grandes cidades. Desenvolvida pela Alcoa, a EcoClean é uma tinta invisível que apresenta uma camada de partículas de dióxido de titânio. Aplicada sobre superfícies de alumínio, atua como um catalisador da luz solar.

Quando aquecidos, os elétrons da tinta interagem com o ar e liberam substâncias capazes de quebrar as moléculas de poluentes como o óxido de nitrogênio. Assim, uma superfície de 3 mil m2 com a EcoClean teria a mesma capacidade de absorver poluentes do que 80 árvores.

Outro aspecto do produto é permitir que as superfícies de alumínio sejam capazes de se auto-limpar. Ou seja, interação entre o dióxido de titânio, ar, vapor de água e luz solar cria uma reação que faz a limpeza das superfícies, reduzindo a necessidade de manutenção das mesmas. No momento o produto está em teste em dois prédios e a Alcoa já estuda a aplicação em veículos.

Por outro lado, não podemos esquecer sobre a exploração e produção desse material. Apesar do titânio ser o nono material mais abundante do planeta, não o encontramos como metal na natureza. Assim, são necessárias várias reações químicas para se chegar ao material, o que exige um grande consumo de energia (atualmente 1,7 maior que o necessário para a produção de alumínio). Por isso estão em desenvolvimento novas técnicas para produção do titânio, ainda sem aplicação comercial (fonte: daqui).

Assim, quando da comercialização dessa tinta, precisaremos observar seus custos ambientais e energéticos. Ela pode ser uma boa técnica para remediação de regiões vítimas do crescimento desordenado. Mas, no caso de novas construções, pode sair mais barato (financeira, energética e ecologicamente) fazer telhados e paredes verdes. A vantagem dessas técnicas é que, além de ajudarem com a poluição, também reduzem o gasto energético da construção no uso de aquecedores ou ar condicionados. E, é claro, pode-se ainda cultivar alguns temperos e hortaliças para consumo próprio.

Mais informações sobre o EcoClean você encontra no site da Alcoa (em inglês).

Image: Salvatore Vuono / FreeDigitalPhotos.net


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.