Nessa época onde as temperaturas caem, nossas composteiras perdem um pouco de sua produtividade. Isso porque, diferente dos mamíferos, as minhocas são animais que regulam sua temperatura interna de acordo com o meio. Isso significa que, quando a temperatura cai, o metabolismo das minhocas também diminui. Isso se reflete tanto na produtividade do húmus quanto na capacidade de reprodução das meninas.

Assim, é importante adotar alguns cuidados para minimizar essa queda na produtividade:

  1. Caso o minhocário esteja em local com grande passagem de ar, o ideal é reposicioná-lo de forma a não sofrer com ventos diretamente nas caixas. Isso evita que as caixas fiquem extremamente frias.
  2. Observe se existe alguma fonte de entrada de água externa à composteira. No inverno diminui a evaporação da água. Por isso, quanto menos infiltração existir, melhor.
  3. Retire o chorume com maior freqüência. A composteira fica mais úmida no inverno. Por isso precisamos evitar um grande acúmulo de água. Também é interessante aumentar a quantidade de serragem ou folhas secas para manter os resíduos mais secos.
  4. Embora o calor excessivo faça mal às minhocas, se tiver disponibilidade pode colocar o minhocário para tomar o sol da manhã (bem fraquinho!). Isso vai ajudar a controlar a umidade. Mas lembre-se que o objetivo não é cozinhar as bichinhas!

E não se esqueça de lavar as caixas de compostagem sempre que usar o húmus. Use apenas um sabão neutro ou de côco. Essa higienização ajuda a evitar vários problemas com mosquinhas e outros bichos.

Atenção: se estiver com problemas de bichinhos no minhocário, indico um inseticida natural e não tóxico que resolve o problema: o Repel Neem da Preservamundi.

Quer começar a compostar?

Baixe gratuitamente o infográfico Como fazer compostagem doméstica com o minhocário.

infografico_compostagem

privacy Valorizamos a sua privacidade


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.