Para que um processo seja considerado reciclagem, precisa ocorrer uma alteração física nos materiais, como no caso de PET se transformando em fios e tecido, ou vidro que se transforma em novos vidros. Para esse processo é necessário acrescentar mais energia, recursos e outros insumos que, somados aos já gastos para fabricação do resíduo original, podem tornar o processo caro e até economicamente inviável.

Por isso, a reutilização é um processo muito importante dentro dos 3Rs, uma vez que exige menos energia e recursos para assumir nova função. Assim, antes de considerar alguma coisa como lixo, procure avaliar se o mesmo não teria alguma utilidade para você ou pessoas próximas.

Muitos artesãos já encontraram alternativas para vários tipos de resíduos. Hoje encontramos produtos feitos a partir de sacolas plásticas, lacres de alumínio, garrafas PET, tecidos usados, vidro, tais como: tapetes, bolsas, vidros e caixas para guarda de itens, artigos de decoração, entre outros. Mas se você tiver um pouco de habilidade e paciência, pode transformar itens que seriam lixos em artigos úteis. Veja abaixo alguns sites interessantes que ensinam a reutilizar materiais:

Mas atenção: é importante que os produtos feitos com materiais reutilizados tenham uma função prática. Ou seja, que realmente possam ser usados no dia-a-dia. De nada adianta reutilizar materiais para fabricar produtos que vão apenas entulhar nossos lares. Isso faz a reutilização perder sua função, que é produzir itens úteis a partir de materiais que seriam destinados ao lixo.

Mais sobre os 4Rs

4Rs – O que significa o “R” de Reduzir – dicas de como reduzir a geração de lixo

4Rs – Reciclar: o que pode e o que não pode?

4Rs – O último “R” é o mais importante


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.