Nada como começar o ano refletindo sobre nossos valores como sociedade, oportunidade essa que nos traz a indicação de leitura de hoje.

No livro Por Uma Outra Globalizaçao – Do Pensamento Unico A Consciencia Universal, o geógrafo Milton Santos defende a idéia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria dos países do mundo.

“Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autoriza a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido.”

O autor ressalta a necessidade de melhorarmos nossa percepção sobre o que ocorre no mundo, identificando os aspectos negativos da globalização e buscando soluções para eles. É uma leitura muito interessante para ampliar nossa visão sobre os relacionamentos criados pelo mundo globalizado, bem como seus efeitos em todas as áreas.

Veja a pré-visualização do livro na Livraria Cultura.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.