Os produtos de limpeza em geral sempre apresentaram problemas relacionados ao meio ambiente. Mesmo quando existia apenas o sabão em pedra, seu resíduo já provocava a alcalinização de águas e a criação de uma película insolúvel sobre elas.

Hoje, embora o nível de fosfato nos produtos seja controlado por lei, o acúmulo desses resíduos impacta diretamente na vida das plantas e animais. Efeitos como a conhecida espuma branca reduzem a oxigenação da água e torna o ambiente hostil para os animais que ali vivem. Já os fosfatos tornam o ambiente favorável ao aumento da quantidade de algas vermelhas, que também reduzem a oxigenação das águas (fonte: Sítio do Moinho).

Assim, embora a quantidade de resíduos que geramos em nosso uso doméstico seja pequena, o problema está no seu inevitável acúmulo nas águas de rios, lagos e mares.

Pensado nessa questão, a MP Products desenvolveu a Ökoball, um produto cuja ação magnética realizada através de raios infravermelhos quebra as combinações de hidrogênio das moléculas em pequenos aglomerados e as força a estarem ativas. Essa ação aumenta a penetração da água no tecido, diminuindo em 80% a necessidade de produtos químicos para lavagem de roupas.

Dessa forma, reduzindo a quantidade de produtos químicos usados na lavagem, diminuímos também problemas alérgicos potencialmente causados pelos produtos, além de eliminar micro-organismos patogênicos escondidos na máquina de lavar e no tanquinho.

A Ökoball também protege os tecidos contra a oxidação e descoloração causadas elo cloreto da água. Assim, as roupas ficam macias, sem resíduos químicos e com cores mais vivas.

A Ökoball aqui em casa

Comecei a usar o produto a alguns dias e, até agora, achei bastante interessante. Basta colocar as roupas na máquina, acrescentar até 5 a 20% do sabão usado normalmente, inserir a bola e ligar a máquina, de preferência usando o ciclo de lavagem com molho (os resultados são melhores). Não uso amaciante a algum tempo (apenas vinagre), mas este pode ser colocado ao final do processo, embora seja necessário apenas 10% da quantidade usada normalmente.

Mesmo quantidade de sabão seja muito menor, a água da primeira lavagem sai com aquela cor característica, como se estivesse usando a mesma quantidade de sabão. A grande vantagem que percebi está na na aparência dos tecidos, que se mostram mais macios (sem amaciante!) e sem aquelas terríveis manchas brancas.

Assim, além de economizar nos produtos de limpeza, também lavo a minha roupa de forma ecologicamente correta, com reduzida quantidade de resíduos liberados na água. Isso também permite aproveitar a água logo na segunda lavagem para regar as plantas.

Onde encontrar a Ökoball

Se você se interessou pela Ökoball, ela já está disponível para venda em nossa nossa loja virtual com uma promoção especial. Clique aqui para saber mais.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.