Alexandre Oelsner é administrador pós graduado em meio ambiente pelo Coppe/UFRJ e fundador da Revira Idéias, uma loja com a proposta inovadora de oferecer artigos para decoração ecologicamente corretos. Confira a entrevista concedida por ele ao Mais Com Menos.

Mais Com Menos – Conte-nos um pouco sobre você.

Alexandre Oelsner – Sou formado em administração e trabalhava como redator publicitário em uma agencia de propaganda. Minha namorada, Sheina Tabak, é psicopedagoga e trabalha com crianças com dificuldades de aprendizagem. Ela é minha sócia na empresa e me ajuda com a seleção dos produtos.

MCM – De onde surgiu a sua preocupação com as questões ambientais?

AO – Não tenho certeza de como surgiu minha preocupação ambiental. Talvez por eu ter uma grande ligação com os animais (não como carnes há quase 10 anos), uma coisa tenha me levado a outra. E acabou que comecei a sentir falta em meu dia-a-dia de fazer algo que realmente tivesse um impacto positivo na vida de todos. Pesquisando diversos caminhos, acabei entrando na pós-graduação executiva em meio-ambiente do Coppe/UFRJ.

MCM – De onde veio a ideia de criar uma loja para comercializar produtos ecológicos?

AO – Pouco meses depois, no final do ano passado, foi quando minha namorada e eu resolvemos morar juntos. Queríamos uma decoração ecologicamente correta, e  vimos o quão difícil foi encontrar produtos que se encaixassem neste conceito. Procurávamos em diversos lugares e, no máximo, encontrávamos uma coisa ou outra no meio de milhares de outras.

Pesquisando pelo Brasil todo, descobrimos que existem sim diversos produtos eco-sustentáveis disponíveis. Só faltava alguém facilitar a vida de quem procura e de quem produz, através de um canal específico para isto.

O planejamento da loja só começou em Janeiro deste ano e o site começou a funcionar em Agosto.

MCM – Como foi o processo de escolha dos fornecedores e dos produtos?

AO – Durante o planejamento do negocio começamos a procurar por fornecedores em  todo o pais. Não conhecíamos nenhum antes. Chegamos a ir a duas feiras em SP, mas de centenas de expositores, apenas 2 ou 3 serviam… Por isso dedicamos bastante tempo nesta busca.

Quando encontrávamos algo que preenchia os critérios (produzido com material reciclado ou reaproveitado, bonito, bem acabado e desenvolvido de uma maneira onde o produtor receba um valor justo), pedíamos fotos. Não tínhamos como viajar o Brasil inteiro, então assumíamos o risco.

MCM – Quais os cuidados que vocês têm para garantir a procedência sustentável dos produtos?

AO – A procedência sustentável é garantida através do contato direto com o artesão ou designer e de pesquisas na internet.

Todos nossos produtos são de materiais reciclados, reaproveitados, biodegradáveis ou recicláveis. E nossos parceiros são designers, cooperativa de artesãos e ONGs de diversos Estados do país (RJ, SP, MG, AC, PR, SC, PI, PE, AC, ES, …). Como praticamos o comércio justo, não trabalhamos com consignação. Os produtos são encomendados e armazenados em nosso estoque. Dessa maneira o artesão recebe na hora pelo que produziu e o cliente recebe o seu pedido em poucos dias.

MCM – Na sua opinião, qual a principal contribuição da Revira Idéias para a nossa sustentabilidade pessoal e planetária?

AO – Sustentabilidade é fundamental para o funcionamento da empresa. Buscamos cumprir com requisitos importantes do campo da sustentabilidade como trabalhar com o que é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Isso tem sido uma constante na nossa vida tanto pessoal quanto profissional e esperamos que essa tendência de buscar uma vida mais sustentável seja objetivo de todos. A pauta da sustentabilidade, por mais que seja bastante atual, ainda não é tão levada a sério e as pessoas tem usado esse conceito de forma equivocada. Com a Revira Ideias, esperamos contribuir para que a sustentabilidade faça cada vez mais parte da vida das pessoas.

Para conhecer a loja acesse www.reviraideias.com.br


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.