Eliel Bragatti é estudante de Geociências e Educação Ambiental na USP e criador da Horta Pronta®, uma solução prática, inteligente e ecológica para iserir a natureza dentro da nossa casa. Confira a entrevista concedida por ele ao Mais Com Menos.

1. Conte um pouco sobre você.

Sempre estudei em Escola Pública Estadual (primeiro grau na EEPG Professor Valace Marques conclui em 1990 e segundo grau EESG Condessa Filomena Matarazzo conclui em 1993), sou nascido e criado na região da Penha-Vila Sampaio SP. Nasci numa família pouco abastada financeiramente, digamos assim. Do ano de 1991 a 1997 trabalhei no Grupo Pão de Açúcar como Office-Boy no Setor de Informática. De 1998 a 2000 trabalhei no Aeroporto Internacional de Guarulhos na VASP, comecei como Atendente Check-In, passei por Agente de Pista e por fim na Coordenação de Vôos.

No ano de 2000 tive oportunidade de ir para os EUA e morei lá por 1 ano. Em 2003 iniciei um projeto de Coleta Seletiva e Educação Ambiental no bairro onde nasci, finalizei em 2006. Em 2004 comecei o curso LiGEA Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências USP e concluirei em 2011. Também já fiz Curso de Terapeuta Holístico (2006-2008) na Humaniversidade em Moema, mas não atuo profissionalmente.

Atualmente estou dedicado exclusivamente em expandir o negócio Horta Pronta® e em concluir o curso LiGEA até ano que vem, mas teremos mais novidades para Horta Pronta® e, no início de 2011, lançarei um outro produto no setor de Habitação(Contrução Civil), é uma casa ecológica inédita e inovadora, que não posso contar mais detalhes, por enquanto.

2. Quando começou a ter contato hortas e plantas?

Contato com plantas sempre tive no quintal da casa de meus pais onde nasci. Antes de meu pai partir da Terra (faleceu aos 58 anos, quando eu tinha 11 anos), ele cultivava vários pés de frutas no nosso quintal, que ainda estão vivas até hoje, como uma Amoreira, um pé de Figo e uma Videira, fora as plantas em geral.

Sou o último filho de meus pais, minha mãe teve 10 filhos e eu sou o décimo, eu nasci quando ela tinha 45 anos e meu pai 47. Desde criança eu sempre pensei em soluções para questões que eu ia observando, meu pai me influenciou muito nisso.

Bom, depois de já crescido, comecei pensar mais nessa idéia de as pessoas poderem cultivar em casa o próprio alimento a partir de 2005, quando participei com um grupo de pessoas da criação de uma Associação de Consumidores-Produtores de alimentos orgânicos.

Era um grupo de pessoas que eu conhecia e fomos liderados por um amigo médico naturalista Luiz H. B. Telles e iniciamos cultivo em São Roque região do Morro do Saboó numa área de propriedade de uma participante do grupo chamada Ondalva Serrano, uma ambientalista veterana, muito atuante e conhecida.

Com o início das operações de cultivo e distribuição para os associados percebi que havia um custo de transporte (São Roque para SP) e ainda muita coisa se perdia, pois acabava estragando antes de chegar até o consumidor (isso porque era produtor-consumidor direto). Até que depois de 1 ano foi encerrada a Associação.

3. De onde veio a idéia de usar tijolos de solo cimento como jardineiras?

Confome falei antes, a partir do contato com a associação produtor-consumidor (que já era uma alternativa melhor para o consumo convencional) vi que também não era a solução, porque para plantar, produzir, colher, embalar, transportar, entregar ao consumidor era muito custoso e havia muitas perdas (estragava muita coisa).

Então, mais ainda vinha pensando numa solução para essa questão cultivo-consumo etc. Até que no início de 2007, indo morar por um tempo em um Sítio em Salesópolis para fazer tijolos ecológicos, achei a solução de cultivar no tijolo.

4. E porque usar o tijolo para cultivo?

1- É feito de Solo;

2- É Natural;

3- Material Abundante em todo Planeta;

4- Durabilidade Indefina, pode durar séculos;

5- Tem alguns Nutrientes, como Ferro;

6- Possue Porosidade que favorece Troca Gasosa (respiração das raízes);

7- Mantém a Umidade e Temperatura adequada para as plantas;

8- É Bonito e Arrojado;

9- Chama-nos para o Natural, lembra o Natural, a Terra;

10- É Ecológico…

5. Quais os tipos de plantas que podemos encontrar na Horta Pronta?

Podemos cultivar praticamente todo tipo de planta, desde hortaliças em geral como ornamentais, que é o Jardim Pronto® será lançado no site em breve também. O que varia é só os tipos de nutrientes.

Em breve disponibilizarei outras opções no site, como Pimentão, Pimenta, Tomatinho, Morango etc. Tambem terá Kit Refil, com Substrato e Sementes para trocar as Plantas que terminam seu ciclo de vida e começar novo cultivo.

Ainda não disponibilizei no site, mas a Horta Pronta® terá mais 2 acessórios: um sistema de regador automático com bio-fertilizante e água (mantém as plantas nutridas) e uma lâmpada dicróica de 50W, opcional para quem quer cultivar dentro de casa sem luz direta do sol, que pode ser ligada apenas a noite por 3 a 4 horas, já usando como iluminação do ambiente (como abajour).

6. Na sua opinião, qual a principal importância da Horta Pronta para a sustentabilidade pessoal e planetária?

Posso citar algumas:

  1. Saúde, pois sabe a procedência e como foi cultivado o alimento, além de poder ingerir o alimento fresco, vivo, com todas suas propriedades ativas (enzimas, vitaminas, nutrientes) melhorando saúde física, mental e psicológica;
  2. Qualidade de Vida, pois as plantas ao produzirem Oxigênio inundam o interior das casas e poem para fora o ar poluído. Também alegram o ambiente e melhoram o humor e estado de espírito das pessoas ao contato com as plantas;
  3. Economia, pois as pessoas gastam menos para se alimentar. Também podem reduzir consideravelmente o uso de geladeira, podendo ter geladeiras pequenas, como frigobar, reduzindo bastante o consumo de energia elétrica, pois quanto menor a geladeira menos o motor trabalha para refrigerar;
  4. Redução do Lixo, pois não precisa ir ao mercado comprar hortaliças e outras cosias embaladas e trazer dentro de sacolinhas. Também não vai jogar nada fora, pois não estraga, colhe na hora; Em consequência reduz os gastos com Coleta e Aterro de Lixo (mais de 1 milhão de Reais por dia só em SP-Capital), podendo ser investido em outras Ações Esportivas, Educacionais, Ecológicas etc.

Para entrar em contato com o Eliel ou saber mais sobre a Horta Pronta® acesse http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/contato.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.