Muito se fala da importância da nutrição para o ser humano, e de como uma alimentação variada e balanceada é fundamental para a saúde humana. Mas pouco falamos da nutrição do solo que produz nossos alimentos, embora esteja diretamente relacionada à qualidade da nutrição do homem.

Ninguém pode dar aquilo que não tem, o que se aplica também à produção agrícola. A qualidade do solo é a base de quase todas as cadeias alimentares e cerca de 98% do alimento mundial vem do solo, predominando grãos como arroz, milho e trigo.  Ao mesmo tempo,  sistemas tradicionais de cultura, através da exploração máxima da terra, colocam em risco a capacidade futura de produção desse solo, uma vez que não respeitam os ciclos naturais ou repõem completamente o que é extraído.

Nesse contexto, o retorno das técnicas de cultivo usadas antes da produção em larga escala precisa fazer parte da nossa vida. Não só pelo consumo de alimentos orgânicos, como também favorecendo os ciclos naturais de decomposição em nossa própria casa.

Nosso lixo e reciclagem

Levantamentos mostram que o Brasil produz cerca de 241.614 toneladas de lixo/dia, onde 60% são resíduos orgânicos. Em média, cada um de nós geramos 5 kg de resíduos sólidos por semana, sendo 3kg formado por resíduos orgânicos (leia mais sobre o assunto no artigo Como podemos evitar o desperdício de alimentos?). Para se ter uma idéia, numa cidade de 50 mil habitantes teríamos 150 toneladas de resíduos orgânicos por semana, que poderiam ser transformados em adubo para as plantas. Mas muito pouco ainda é destinado para esse fim.

Não usar esses resíduos orgânicos para fins produtivos é um grande desperdício. Sua transformação, que ocorre através de um processo metabólico realizado por diversos microorganismos, produz um composto de excelente qualidade nutricional – tanto em macro quanto em micro nutrientes – sem agredir o meio ambiente e a um custo significativamente menor.

Reciclando em casa

A compostagem doméstica é uma excelente colaboração que nós podemos fazer ao meio ambiente. Não só ao minimizar a quantidade de lixo que entregamos para a coleta municipal, mas principalmente porque podemos gerar um ótimo adubo que vai melhorar a qualidade do solo onde for usado.

Para fazer compostagem em casa você não precisa ter um grande quintal ou mesmo um pequeno pedaço de terra. Na verdade, é possível fazer compostagem mesmo em apartamentos. Existem várias formas de montar uma composteira, e uma delas se adapta ao local que você tem disponível.

Quem tem uma chácara ou um quintal com terra pode optar por fazer montes ou leiras com os resíduos. Já para quem tem pouco espaço, latas, tambores, caixas empilháveis e até pneus velhos podem ser a solução.

Uma das formas de fazer compostagem em casa é através de um minhocário doméstico (veja como fazer o seu no artigo Minhocário caseiro – versão 2.0). O processo de compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, produz um adubo ainda mais rico que fica pronto em menor tempo. Enquanto o composto tradicional leva de 45-60 dias para ficar pronto, o composto processado por minhocas está pronto em 25-30 dias).

Composto doméstico – qualidade comprovada

Se você tem dúvidas das técnicas de produção livres de adubos químicos, gostaria de compartilhar as fotos das quatro abóboras que colhi este ano num período de dois meses. Embora o pé estivesse plantado num canteiro de 1,20 x 1,80 x 0,50 m com 40 cm de terra, obtive um total de 12-13 kg de abóbora usando apenas húmus de minhoca e calda de fumo para espantar insetos. Por isso, posso garantir que o grande responsável por isso foi o composto produzido em casa. Veja as fotos:

A primeira e a segunda
A terceira abóbora
A quarta abóbora

Créditos pela primeira foto: Tree planting by alexindigo

Demais fotos: a autora


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.